12 JAN 2023
Membros da CIPA realizam primeira reunião de 2023

Membros da CIPA realizam primeira reunião de 2023

Balanço de 2022 aponta redução de 16,66% no número de acidentes de trabalho

No dia 11 de janeiro a CIPA realizou sua décima reunião ordinária, sendo a primeira de 2023. Na ocasião a comissão analisou, conforme previsto em seu plano de trabalho, todos os acidentes ocorridos no ano de 2022, através de planilhas e gráficos apresentados, entre outros assuntos.

No ano de 2022, em relação a 2021, houve uma redução de 16,66% no número de acidentes do trabalho. Outro aspecto analisado foi que 44,44% dos acidentes não ocorreram no ambiente do trabalho, tratando-se de acidentes de trajeto. Foi sugerido durante a reunião a criação de uma cartilha que possa ser disponibilizada eletronicamente aos servidores, com foco em noções de direção defensiva, visando reduzir as ocorrências de acidentes dessa natureza. Ficou acertado o agendamento de uma futura reunião da CIPA com o Secretário de Trânsito, Transporte e Segurança para tratarem do assunto.

Os três acidentes do trabalho mais comuns ocorridos no ano de 2022 foram acidentes com motocicletas, quedas na própria altura e perfurações com agulhas. A queda da própria altura (QPA) ocorre quando a vítima cai no próprio nível em que se encontra, normalmente ocasionada por tropeço, escorregão, torção, entre outras causas.

Embora verificado uma redução no número de acidentes do trabalho, a CIPA encaminhará aos responsáveis pelos órgãos municipais as planilhas e gráficos discutidos na reunião, com o intuito de que seus gestores possam adotar medidas que contribuam ainda mais para a diminuição dos acidentes do trabalho.

Os membros da CIPA comemoraram a contratação do engenheiro do trabalho Marcelo Queiroz Cavalli, que já participou da reunião. O presidente Edson Genari, parabenizou a gestão municipal pela admissão de um engenheiro do trabalho, por tratar-se de profissional extremamente necessário na composição do SESMT.