12 JAN 2023
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Avenida Emílio Arroyo Hernandes: Prefeitura inicia obra de revitalização
Avenida Emílio Arroyo Hernandes: Prefeitura inicia obra de revitalização

Serão três etapas com R$4,5 milhões de recursos; na primeira foi feito o estaqueamento para demarcações

Um dos principais projetos previstos no plano de governo do prefeito Jorge Seba, a revitalização da Avenida Emílio Arroyo Hernandes, teve início nesta quinta-feira (12/1). Apresentada em junho do ano passado a grande obra, que contará com R$4,5 milhões de recursos conquistados por intermédio dos deputados Carlão Pignatari, Geninho Zuliani e Fausto Pinato, contemplará o longo trecho entre a Avenida Nasser Marão, próxima ao pontilhão do Vilar, até a Avenida Pedro Madrid Sanches, na Zona Norte da cidade.

O serviço será realizado em três etapas. Nesta primeira, foi feito o estaqueamento para demarcar, no canteiro central, a área onde ficarão os novos postes de iluminação, que seguirão o padrão dos existentes no prolongamento da Avenida Emílio Arroyo Hernandes, além dos balizadores, que são as luzes mais baixas e que iluminarão a ciclovia e pista de caminhada.

A segunda etapa da obra irá beneficiar a todos que moram ou têm comércio nas proximidades do cruzamento com a Rua Leonardo Commar. Será feita a instalação de novas galerias de drenagens para ampliar a capacidade de escoamento de águas de chuva, solucionando assim, o problema de alagamento ocorrido naquela região.

No terceiro e último momento, será feita a abertura do canteiro interligando as Avenidas Mário Pozzobon e Paulino das Neves (prolongamento da Avenida Wilson Foz), além da construção de um espaço multifuncional que poderá ser utilizado por ciclistas e pedestres, como uma espécie de ciclovia e pista de caminhada. Para isso, algumas bocas de lobo, ramais de drenagem e adutora da SAEV, que estão alocados no canteiro, deverão ser removidos e reposicionados para possibilitar a implantação da nova pista multifuncional, oportunizando de imediato funcionalidade ao local.

Boulevard
Reforçando este novo conceito, a proposta de revitalização da Avenida Emílio Arroyo Hernandes abrangerá a integração entre amplas avenidas arborizadas e o convívio social e, para isso, serão utilizados artifícios urbanísticos e arquitetônicos como os Parklets e Food Park com acessibilidade; troca do mobiliário urbano, como os pontos de ônibus, bancos, lixeira; personalização da sinalização horizontal e vertical; e sincronização dos semáforos.
Os Parklets são extensões dos estabelecimentos comerciais sobre o espaço de estacionamento da via pública, promovendo mais amplitude a eles sem atrapalhar o passeio público, ambientado com mesas, cadeiras, floreiras e ombrelones, otimizando o local em área de lazer e convivência.