19 SET 2022
SAEV AMBIENTAL
Gustavo Vilela assume superintendência da Saev Ambiental e Luciano Passoni é anunciado para adjunto

Seba determinou prioridade máxima para o retorno mais rápido possível da normalidade do abastecimento de água no município

Em reunião realizada nesta segunda-feira (19/9), onde o prefeito Jorge Seba cobrou avanços nas determinações anunciadas na sexta-feira relacionadas ao Plano de Contingência de Água, o então superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali, pediu exoneração do cargo.

Diante da decisão, Seba designou que a gestão da Autarquia seja conduzida por Gustavo Gallo Vilela e anunciou para a superintendência adjunta, Luciano Nucci Passoni, e determinou prioridade máxima para o retorno mais rápido possível da normalidade do abastecimento de água no município.

Currículos
Gustavo assumiu a superintendência adjunta da Saev Ambiental em fevereiro deste ano. O votuporanguense é Geólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado em Ciências Geológicas e Ambientais pela USP. Entre 1996 e 2008, atuou em grandes obras de engenharia, tais como o Metrô de São Paulo e usinas hidrelétricas, e no gerenciamento e recuperação de áreas contaminadas. Entre 2009 e 2016 foi Gestor de Meio Ambiente na SAEV Ambiental em Votuporanga/SP. Posteriormente, foi consultor em gestão de resíduos sólidos, energias renováveis e gerenciamento de áreas contaminadas, desenvolvendo estudos e projetos em todas as regiões do Brasil. Entre 2019 e fevereiro de 2022 ocupou o cargo de Diretor Nacional de Gestão de Resíduos e Qualidade do Solo do Ministério do Meio Ambiente, com atuação principal na implantação da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, com foco na gestão de resíduos sólidos, em especial o Programa Lixão Zero, e áreas contaminadas.

Luciano Passoni é graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Unifev, com especialização em Administração e Marketing pela FGV e INPG e MBA em Gestão Ambiental pela Unifev. Foi Secretário Municipal de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente de Votuporanga/SP de 2001 a 2008, Superintendente do SeMAE - Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto/SP de 2009 a 2015, Diretor Presidente da SAEG – Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá/SP de 2019 a 2020 e Secretário Municipal de Administração da Prefeitura do Município de Ferraz de Vasconcelos/SP de 2021 a 2022. Entre 2015 e 2018 prestou assessoramento à multinacional sueca HÖGANÄS, na área de tratamento de águas contaminada no desenvolvimento, construção e pré-operação de estações de tratamento de água nas cidades de Quito, Guayaquil e Machala no Equador, Montevideo no Uruguai e em cidades brasileiras como São José do Rio Preto, Andradina e Palestina. Em 2017 e 2018 assessorou a Superintendência da Autarquia de Saneamento – DAEMO, da cidade de Olímpia – SP.