15 JAN 2024
Saúde 2024: cronograma preventivo aborda o "Janeiro Roxo" no combate à Hanseníase

Calendário será desenvolvido mensalmente para orientar, conscientizar e prevenir a população sobre doenças e campanhas

Já ouviu falar no cronograma "Saúde 2024: um ano todo trabalhado na prevenção para a população" da Secretaria da Saúde de Votuporanga?

É um calendário de ações gratuitas que serão desenvolvidas mensalmente pela pasta municipal com objetivo de orientar e conscientizar a população na prevenção de doenças como Câncer, Hanseníase, Hipertensão, entre outras e também para divulgar campanhas, como por exemplo, doação de sangue, combate às drogas e alcoolismo, autismo, aleitamento materno, suicídio e muito mais. A ação terá início com o "Janeiro Roxo", que abordará o Combate e Prevenção à Hanseníase.

Para contribuir com o diagnóstico precoce da doença, profissionais dos Consultórios Municipais participarão de capacitação ministrada pela médica dermatologista do Serviço de Atenção Especializada (SAE), doutora Ana Paula Marthos. Também serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 deste mês orientação, avaliação e intensificação de busca ativa de pessoas passíveis à doença oportunizando tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, localizada na rua Santa Catarina, nº 3.890 e o telefone é o (17) 3405-9787.

Principais sintomas
Para ficar atento à doença, os principais sintomas são: manchas de cor variada, podendo ser esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada; manchas com diminuição e/ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos; dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas; nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos; e diminuição da força muscular das mãos, pés ou face (rosto).

Cronograma mensal
A cada mês será realizada, de forma gratuita, uma ação preventiva atribuída a uma cor que fará alusão a um tema a ser trabalhado nos Consultórios Municipais.

No próximo mês será a vez do 'Fevereiro Colorido', que abordará a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo; o Dia Internacional da Mulher será comemorado no 'Março Pink', com a Campanha de Mamografia e Papanicolau; no mês seguinte, o 'Abril Colorido' abordará o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e também da Atividade Física; 'Maio Laranja' vai tratar do Dia Mundial da Hipertensão Arterial (pressão alta); e encerrando o primeiro semestre o 'Junho Vermelho' é dedicado ao Mês da Doação de Sangue e Dia da Imunização.

Iniciando o segundo semestre, a Semana de Combate às Hepatites Virais será realizada no 'Julho Amarelo'; o Mês do Aleitamento Materno e Semana Mundial da Amamentação e Primeiríssima Infância serão temas do 'Agosto Dourado'; a Prevenção ao Suicídio vai ser abordado no 'Setembro Amarelo'; os tradicionais 'Outubro Rosa' e 'Novembro Azul', serão direcionados à Conscientização sobre o Câncer de Mama, Dia Mundial do Diabetes e Combate ao Câncer de Próstata e Saúde do home, respectivamente; e o 'Dezembro Vermelho' encerrará o cronograma anual com a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).