Projeto In Cena: CEM “Profª Neyde Tonanni Marão” e Profª “Maria Martins e Lourenço” se unem em Festival de Teatro
Professor de teatro da rede municipal transforma o palco do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” em um espetáculo de arte, cultura e aprendizado
As escolas municipais CEM “Profª Neyde Tonanni Marão” e Profª “Maria Martins e Lourenço” mostraram, mais uma vez, que quando o objetivo é o aprendizado dos alunos, a união é capaz de transformar vidas. Por meio do Festival de Teatro Projeto In Cena, idealizado e conduzido pelo professor de teatro da rede municipal, João Teixeira, o palco do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” ganhou novas cores, vozes e emoções, tornando-se um espaço de arte, cultura e conhecimento. O evento foi realizado na noite da última quarta-feira (24/9).
Com a participação dos alunos do tempo integral, a proposta apresentou ao público um verdadeiro festival literário, construído a partir de recortes de cenas memoráveis e conhecidas, revisitadas com sensibilidade e criatividade. Na programação, não faltaram arte, dança e teatro em um espetáculo que reuniu talento, dedicação e emoção, contagiando cada criança envolvida.
A servidora Rosicler Dourado Guskuma Otsuka, técnica em Educação, foi responsável pela confecção dos adereços cênicos, cuidadosamente elaborados para dar vida às personagens, com apoio do Polo UAB, que colaborou com o empréstimo de materiais. Outros itens foram confeccionados de forma criativa com materiais recicláveis.
“Desde que entrei na Prefeitura, tenho alegria em contribuir com esse momento. Faz nove anos que ajudo e, a cada edição, é uma emoção e aprendizado diferente”, destacou Rosicler.
As coreografias ficaram sob a direção da professora de dança Lyandra Inamorato, enquanto a apresentação de capoeira foi conduzida pelo professor Leonardo Gamalie, que colaborou na criação da peça “Juízo Final”, inspirada em uma tradicional canção da capoeira.
A plateia se encantou com a diversidade de cenas apresentadas, que envolveram clássicos como “Rosa de Cabriúna”, “Chapeuzinho Vermelho”, “A Flautista Mágica”, “Alice no País das Maravilhas”, “Grease”, “Peter Pan” e “Flicts”. A noite foi encerrada com uma cena final emocionante, marcada por músicas que simbolizaram a união e o espírito coletivo dos participantes.
Mais do que um espetáculo, o Festival de Teatro Projeto In Cena foi um ato de valorização da cultura e da educação, mostrando que o ensino vai muito além da sala de aula quando é construído com paixão, cooperação e sensibilidade.
“Foi um momento de aprendizado coletivo, em que alunos, professores e comunidade puderam vivenciar a arte como ferramenta de transformação”, finalizou o professor e idealizador do projeto, João Teixeira.