Índice Firjan de Gestão Fiscal: Votuporanga atinge nível de excelência
Entre os indicadores avaliados, Votuporanga atingiu pontuação máxima em IFGF Autonomia e IFGF Gastos com Pessoal
Votuporanga atingiu nível de excelência no Índice Firjan de Gestão Fiscal, relativo a 2024 e divulgado neste mês. Com nota de 0,8424, o município, mais uma vez, comprova que possui equilíbrio nas contas públicas e que proporciona um ambiente favorável aos negócios com geração de emprego e renda para a população. A pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1, melhor a gestão fiscal do município.
O IFGF é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. Entre os indicadores avaliados pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Votuporanga atingiu pontuação máxima (1 ponto) em Autonomia e Gastos com Pessoal.
O IFGF Autonomia é o indicador que evidencia um dos pontos mais críticos para a gestão fiscal eficiente das prefeituras: a baixa capacidade de se sustentarem, demonstrando, portanto, que Votuporanga gera recursos suficientes para arcar com seus custos de existência, atestando a saúde financeira do município.
Já o IFGF Gastos com Pessoal busca avaliar o comprometimento das receitas com as despesas de pessoal, considerando que a Lei de Responsabilidade Fiscal limita tais gastos em até 60%. Desta forma, quanto mais próximo de 1,00 ponto neste indicador, menor o comprometimento do orçamento com a folha de salários do funcionalismo municipal e, consequentemente, maior as margens para execução de políticas públicas.
O prefeito Jorge Seba recebeu a notícia com otimismo e responsabilidade. “Desafios sempre irão existir, mas os resultados deixam claro que tratamos a Gestão Fiscal com muita seriedade aqui em Votuporanga. Transformamos os recursos disponíveis em melhoria dos serviços oferecidos à população, de forma a impulsionar a economia local e atrair novos investimentos.”
As informações verificadas pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal são da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).