Secretaria de Direitos Humanos, CAPS AD e Casa Abrigo alinham fluxo de acolhimento e internação de pessoas em situação de rua em Comunidade Terapêutica
Ação integrada possibilitou, de maneira organizada e humanizada, encaminhamento de quatro pessoas
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com o CAPS AD e da Casa Abrigo, realizou reunião estratégica para alinhar e fortalecer o fluxo de encaminhamento de pessoas em situação de rua para internação em Comunidades Terapêuticas.
A articulação entre os órgãos é considerada essencial para a efetividade dos atendimentos, garantindo que os encaminhamentos aconteçam de maneira organizada e humanizada. Com o resultado desse trabalho integrado, nas últimas duas semanas, quatro pessoas em situação de rua foram encaminhadas para tratamento especializado em Comunidades Terapêuticas.
Paralelamente, a Secretaria Municipal mantém a rotina semanal de abordagens sociais, realizadas em conjunto com a Atividade Delegada. Na última ação, ocorrida no dia 18 deste mês, foram abordadas oito pessoas em situação de rua, sendo sete homens e uma mulher. Destas, apenas uma aceitou ser conduzida para pernoitar na Casa Abrigo, enquanto as demais optaram por não acolhimento no momento. Durante a abordagem, todas receberam orientações sobre emissão de documentos pessoais e informações sobre os serviços públicos disponíveis no município.
O secretário da pasta, Nilton Santiago, destacou a importância da articulação entre os equipamentos públicos e os resultados já alcançados. "Esse é um trabalho de grande relevância social porque a integração entre nossa secretaria, o CAPS AD e Casa Abrigo demonstra que, quando a rede se une, os resultados aparecem de forma concreta. O encaminhamento de quatro pessoas para tratamento em tão pouco tempo é prova disso. Seguiremos empenhados em oferecer acolhimento, cuidado e oportunidades de reinserção social para quem mais precisa".