01 MAR 2023
Aula inaugural do projeto Educafro Brasil será neste sábado em Votuporanga
Aula inaugural do projeto Educafro Brasil será neste sábado em Votuporanga

Curso pré-vestibular gratuito conta com mais de 70 inscritos para primeira turma

A aula inaugural do Curso Preparatório “Regina Nunes” será neste sábado (4/3), às 8h30, na Cidade Universitária da Unifev. Na programação está prevista a realização de um cerimonial de abertura para marcar o início do projeto e um passeio com os novos alunos pelo campus da instituição, para conhecer a estrutura do local e o ambiente acadêmico.

A realização do Curso Preparatório “Regina Nunes” é uma conquista do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) em parceria com a Educafro Brasil – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, Unifev e Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos de Votuporanga.

Foram mais de 70 alunos inscritos e seis professores voluntários para a primeira turma do curso comunitário que terá duração de seis meses.  A iniciativa faz parte do projeto Educafro Brasil que visa reunir pessoas voluntárias para ministrar aulas à comunidade de baixa renda, com intuito de facilitar o ingresso em universidades ou concursos públicos. Os alunos que mais se destacarem durante as aulas, poderão receber uma bolsa de incentivo no valor de R$ 300, subsidiados pela Educafro.

Educafro Brasil

Educafro Brasil é um movimento social que atua em rede e foi fundado pelo Frei Davi Santos na Baixada Fluminense, no município carioca de São João do Meriti, em 1993. O objetivo geral do movimento é lutar, principalmente, pela inclusão de negros e população de baixa renda em geral, no acesso à Educação Superior, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.

Regina Nunes

O nome escolhido para ser homenageado na criação deste projeto atuou fortemente durante anos na causa da comunidade negra, em especial em Votuporanga. Regina Nunes da Silva era Assistente Social e membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Votuporanga. Foi uma mulher forte e guerreira que lutou pelos direitos dos menos favorecidos.