14 ABR 2023
PLANEJAMENTO URBANO
CDHU alerta sobre golpe contra mutuários
CDHU alerta sobre golpe contra mutuários
Golpistas estão enviando cartas usando o nome de escritórios de advocacia fictícios e reais para oferecer falsos descontos para o morador quitar sua dívida

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) alerta para um novo golpe praticado por estelionatários que usam o nome de escritórios de advocacia. Nas cartas enviadas para a casa dos mutuários, são oferecidas falsas propostas de acordo com descontos para regularização da dívida. No texto, é indicado também um número de WhatsApp e um e-mail para o mutuário dar sequência à falsa negociação.

As cartas usam nomes de escritórios de advocacia, existentes ou não, e, inclusive, de credenciados pela CDHU. Mutuários estão caindo no golpe por acreditar que a correspondência seja oficial da Companhia. É preciso ficar atento, pois no boleto enviado aos mutuários, a CDHU aparece como beneficiária, mas ao digitar o código de barras aparece o nome de outra pessoa.

As orientações para o mutuário é desconsiderar essas cartas e registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia por estelionato ou tentativa de estelionato. É orientado também formalizar a denúncia por meio dos canais oficiais: www.cdhu.sp.gov.br (acessar o menu no lado esquerdo, clicar em Contato e Localização e depois em Ouvidoria/Denúncias); pelo Alô CDHU 0800 000 2348 ou pelo e-mail  fraudesdeboletos@cdhu.sp.gov.br e anexar, cartas, boletos recebidos, print de conversas e o BO, independentemente de ter sido efetuado ou não um pagamento.

A Companhia ainda reforça que não negocia e não envia boletos por WhatsApp e não solicita qualquer tipo de depósito ou transferência bancária ou PIX para pagamento de boletos ou quitação de débitos. Outra informação importante é que os boletos são emitidos apenas pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, e seus códigos de barras iniciam com 104 ou 001.

É preciso sempre ficar atento ao nome que consta no boleto. Se foi emitido pela CDHU sempre terá o nome da Companhia como beneficiário e o CNPJ 47.865.597/0001-09. A CDHU não emite boleto em nome de pessoas físicas ou CNPJ diferente do informado.

Os endereços de e-mail oficiais da CDHU terminam sempre com @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br. A empresa não usa e-mail público (gmail, hotmail, ig e outros).  Para consultas presenciais, o mutuário pode procurar um dos Postos do Poupatempo, ou agendando um atendimento nos escritórios regionais da companhia.