Creche municipal de Votuporanga realiza projeto inovador sobre cores neon
Iniciativa teve como objetivo democratizar o acesso às cores em comunidades periféricas e promover vivências lúdicas e educativas
Alunos do CEMEI “José Modesto Sobrinho”, do bairro Jardim Palmeiras I, vinculado à Secretaria de Educação da Prefeitura de Votuporanga, vivenciaram momentos de alegria e descontração com cores brilhantes e reluzentes. Trata-se do projeto “Neon na Periferia: a Comunidade brilha no escuro”.
A iniciativa, idealizada pelo diretor da unidade, Edel Aparecido Barbosa, teve como objetivo promover a democratização do acesso às cores neon em comunidades periféricas.
"Escolhemos o neon pois, na Educação Infantil, tradicionalmente, apenas as cores primárias e secundárias são ensinadas. Muitas crianças não conhecem as cores neon justamente devido à sua realidade socioeconômica. Trazer cores neon para a periferia é muito mais do que uma atividade artística; é uma forma de inclusão cultural e transformação do imaginário infantil. Como nos ensinou Paulo Freire, a educação deve ser libertadora, permitindo que a criança compreenda e ressignifique o mundo ao seu redor. O projeto não apenas permite o contato com essas cores vibrantes, mas também reforça o direito da criança a um mundo visualmente estimulante, quebrando barreiras e ampliando horizontes", explicou o diretor, que também fez questão de destacar a participação e o empenho da equipe escolar na realização do projeto.
“Nada disso seria possível sem o envolvimento dedicado de toda a equipe pedagógica e administrativa, que organizou cuidadosamente todos os ambientes da unidade, criando espaços acolhedores e instigantes para que as crianças pudessem vivenciar plenamente essa experiência sensorial. A colaboração de cada profissional foi essencial para o sucesso do projeto”, complementou.
Com o envolvimento de todos os alunos, desde o Berçário até o Pré II, as atividades foram cuidadosamente planejadas para respeitar as especificidades de cada faixa etária.
Os alunos do Berçário I e II, com até dois anos de idade, interagiram com criativos “monstros” feitos de bexigas que brilham no escuro (com um varal de bexigas). Já as crianças do Pré I, com 4 anos, produziram uma pintura coletiva no escuro, utilizando tintas neon. Por fim, os estudantes do Pré II, com 5 anos, participaram de uma representação da cantiga “Borboletinha”, utilizando macarrão e tintas.
Durante a aula de Educação Física, as crianças pintaram as mãos com tintas neon e realizaram a coreografia da música "APT", de Bruno Mars. Ao som da canção, as mãos das crianças brilhavam, criando um espetáculo lúdico e vibrante.
As atividades foram realizadas ao longo desta semana e culminaram em uma apresentação especial, com a participação da turma de Enfermagem do Senac Votuporanga, que apresentou a “Caixa Reveladora”, ensinando os pequenos sobre a correta higienização das mãos. Quando não lavadas adequadamente, a sujeira aparece no escuro, reforçando a importância dos hábitos de higiene.
Além disso, os alunos visitaram uma sala sensorial, onde foi realizada uma exposição dos trabalhos elaborados ao longo do projeto, valorizando a criatividade e o protagonismo das crianças.
O secretário de Educação, Marcelo Batista, acompanhou o projeto e destacou o comprometimento de toda a equipe escolar. “Essa iniciativa demonstra, mais uma vez, a dedicação e a sensibilidade dos nossos educadores em proporcionar experiências significativas para as crianças. Projetos como este reforçam o nosso compromisso com uma educação humanizada, criativa e inclusiva, que respeita e valoriza cada contexto social”, finaliza.