26 OUT 2023
Professor e alunos da rede municipal de ensino desenvolvem projeto de horta hidropônica

Atividade visa estimular hábitos alimentares saudáveis, conscientização ambiental e responsabilidade e foi desenvolvida no CEM "Profª Irma Pansani Marin"

Quando o ensinamento vai além da sala de aula com qualidade de vida e para a vida.

Sempre oportunizando novas experiências e inovando no método de aprendizado, para comemorar o "Dia Mundial da Alimentação", celebrado dia 16 de outubro, a rede municipal de ensino da Prefeitura de Votuporanga promoveu, com o objetivo de estimular hábitos alimentares saudáveis, diversas atividades e entre elas a implantação e desenvolvimento do projeto "Horta Hidropônica".

A iniciativa de ensinar sobre a origem dos alimentos e os benefícios da produção livre de agrotóxicos foi desenvolvida no CEM "Profª Irma Pansani Marin" sob orientação do professor Ms. Higor Thiago e contou com a participação dos alunos que integram o Projeto de Tempo Integral da unidade escolar, período onde são realizadas atividades no contraturno. Além de estimular hábitos alimentares saudáveis, foi trabalhado também sobre conscientização ambiental e responsabilidade, através do plantio de verduras como almeirão, cebolinha e couve.

A experiência de aprendizagem permitiu um conhecimento sobre educação ambiental, através da prática e interação das crianças com os próprios alimentos que elas consomem, por meio da produção, cultivo, colheita, preparo e degustação das hortaliças. A degustação dos alimentos, plantados e colhidos pelos alunos, é parte fundamental do projeto porque permite a eles experimentarem seu sabor natural e também compará-los com os produtos industrializados que, na maioria das vezes, contém conservantes e substâncias químicas, podendo ser prejudiciais à saúde.

O projeto terá continuidade até o final do ano letivo através de outras etapas, como a elaboração de um manual de horta hidropônica que será distribuído para a comunidade escolar.

O secretário da Educação, Marcelo Batista, parabeniza a iniciativa do projeto e seu estímulo de conscientização. "Nossos profissionais têm características em oportunizar o aprendizado que ultrapassa a grade regular e as paredes das salas de aula auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes e futuros profissionais mais responsáveis. E a criação e desenvolvimento do projeto da horta trabalha todas essas propriedades, englobando também a união entre os alunos".

26/10/2023
Fotos: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Votuporanga