O roteiro turístico possibilitará a criação de mais atrativos e geração de renda aos moradores daquela comunidade
A Estrada Boiadeira já conhecida por um público bem específico como opção de passeio cultural agora será transformada em roteiro turístico possibilitando a criação de mais atrativos e geração de renda aos moradores daquela comunidade. Neste sábado (07/03), um grupo de funcionários da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga passaram pelo roteiro completo da Boiadeira fazendo uma avaliação técnica do trajeto com o objetivo de levantar os pontos que podem ser melhor explorados pelo turismo e outros que possam ser acrescentados, envolvendo a comunidade local e gerando renda.
“Já verificamos que falta um restaurante, por exemplo, e isso pode trazer muita renda para aqueles moradores”, destacou a chefe de Desenvolvimento de Atividades do Turismo, Karina de Moraes. O percurso da Boiadeira inclui passagem pela Nascente da Boiadeira, pela Vila Carvalho, Capela e Cruzeiro de 1925, Cemitério do Boiadeiro, Bairro Cruzeiro e outros.
A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo está criando o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) que tem como objetivo planejar, controlar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do turismo local, além de promover e apoiar iniciativas de gestão compartilhada, formação de parcerias e alianças, que visam o desenvolvimento do turismo municipal. Segundo Karina, depois de aprovado, todas as entidades e empresas privadas de Votuporanga serão convidadas a participar das ações voltadas para o turismo.
A Boiadeira, como ponto de roteiro cultural, é um projeto desenvolvido pelo responsável do Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, Evandro Júnior Ferreira da Silva.
Comitiva Fé e Tradição
Entre os dias 16 e 30 de março, a Comitiva Fé e Tradição da cidade de Novo Horizonte - SP percorrerá 344 km na estrada Boiadeira. Em Votuporanga, a comitiva passará no dia 21 de março, onde farão parada para almoço no bairro do Cruzeiro, as margens da estrada.
O sertanejo líder do grupo, Gilmar Fiorin, conta que sempre teve vontade de conhecer a estrada. O incentivo surgiu após a exibição de matéria no programa Nosso Campo, com o responsável do Museu de Votuporanga.
Fiorin e os demais integrantes já foram seis vezes para Aparecida - SP, no lombo de burros, percorrendo mais de 600 km, gastando em média 18 dias.