O objetivo do encontro foi reorganizar a Macrorregião em microrregião para trabalhar com a regionalização do turismo.
O diretor de Turismo de Votuporanga, Jorge Xavier e a chefe de setor Karina de Moraes, da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo participaram nesta semana do Encontro Regional de Turismo realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto. Participaram os municípios que integram a “Região Entre Rios”, que anteriormente era chamada “Região dos Grandes Lagos”.
Também estiveram presentes a diretora Regional de Turismo, Heloisa Helena Facio Abudi e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho. O objetivo do encontro foi reorganizar a macrorregião em microrregião para trabalhar com a regionalização do turismo.
Após o encontro em Rio Preto, Votuporanga já iniciou alguns contatos e está fechando parceria com 23 cidades, como Fernandópolis, Cardoso, Mira Estrela, Tanabi, Indiaporã. Alguns dos benefícios para os municípios são atrair recursos financeiros com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) que está em fase de formação.
De acordo com o setor de Turismo da Secretaria, ficou agendado para o próximo dia 26, às 9 horas, uma reunião em Cardoso, no Hotel Fazenda Foz do Marinheiro, onde serão discutidas as potencialidades e deficiências de cada cidade.
Regionalização
No evento, as autoridades aproveitaram a oportunidade para falar sobre o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Trata-se de uma nova proposta de gestão do turismo de forma descentralizada, coordenada e integrada, baseada nos princípios da flexibilidade, articulação, mobilização, cooperações intersetorial e interinstitucional, bem como na sinergia de decisões.
O programa propõe transformar a ação centrada na unidade municipal em uma política pública mobilizadora, capaz de provocar mudanças, sistematizar o planejamento e coordenar os processos de desenvolvimento local, regional, estadual e nacional, de forma articulada e compartilhada.
Os principais objetivos do programa são: dar qualidade ao produto turístico brasileiro; diversificar a oferta turística; estruturar os destinos turísticos; ampliar e qualificar o mercado de trabalho; aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado internacional; ampliar o consumo do produto turístico no mercado nacional e aumentar a taxa de permanência e gasto médio do