Diretor de Meio Ambiente e diretor de Projetos Institucionais se reuniram com Polícia Ambiental para fazer levantamento
Votuporanga terá até o final deste ano o Programa Produtor de Água da ANA (Agência Nacional de Águas) que incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo. O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, fez o pedido no início do mês, em Brasília, e recebeu na última semana a confirmação de que o município será beneficiado.
A ação prevê o apoio técnico e financeiro para iniciativas de conservação de solo, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento de áreas de preservação permanente (APPs), saneamento ambiental e o pagamento de incentivos aos produtores que comprovadamente contribuírem para a proteção e recuperação de mananciais.
A proposta do programa é atender a Microbacia do Córrego do Marinheirinho, que é a área onde se concentra a maior parte de nascentes que abastece a Represa de Captação de Água da Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga).
O diretor de Meio Ambiente, Gustavo Galo, e o de Projetos Institucionais, Paulo Napoli, já se reuniram com membros da Corporação da Polícia Ambiental de Votuporanga para iniciar o levantamento de dados específicos que serão necessários para o desenvolvimento do programa. Participaram o 1º Tenente Cassius, 1º Sargento Godoy, Solado Oliveira, Cabo Derossi.
De acordo com Napoli, a Polícia é um dos fortes e importantes parceiros na preservação da água, inclusive porque já possuem alguns projetos em desenvolvimento e com isso um levantamento planimétrico georreferenciado identificando todas as nascentes e propriedades que beiram o Córrego Marinheiro.
A próxima etapa será a visita técnica da Agência Nacional de Águas para conhecer a região em data que está sendo agendada. O lançamento do programa está previsto ainda para este ano.
Uma reunião com o presidente da ANA, José Machado, será realizada no município para apresentar o programa a todos os produtores rurais.