20 ABR 2023
SAEV AMBIENTAL
Saev Ambiental inicia troca de tubulação do Poço Sul
Saev Ambiental inicia troca de tubulação do Poço Sul

O valor do investimento da obra é de R$ 855,8 mil; serviços, realizados por uma empresa terceirizada, devem durar 10 dias

Uma empresa contratada pela Saev Ambiental deu início, na terça-feira (18/04), na obra de modernização dos equipamentos do Poço Profundo Zona Sul, que faz parte do sistema de abastecimento de água de Votuporanga.

Profissionais trabalham no local com apoio de um guindaste para a realização da troca do tubo de coluna, que integra o conjunto motobomba, responsável pela captação de água subterrânea. Os serviços devem durar aproximadamente 10 dias. O valor da obra é de R$ 855.800,71, entre material e serviço terceirizado para a substituição da tubulação.

O Poço Sul foi inaugurado em agosto de 1980, sendo que sua produção diária é responsável, atualmente, por 28% do abastecimento total de água em Votuporanga. De acordo com o engenheiro e chefe do Departamento de Engenharia da Saev Ambiental, Gabriel Alves Dias Ferreira, o tubo de coluna faz a união entre o bombeador, instalado internamente no poço, e o motor, que fica na parte externa.

“O novo tubo de coluna tem uma forma de conexão mais moderna. Antes, a junção era através de parafusos, e esta nova tubulação será conectada por uma luva roscável, que facilita e torna mais rápidas as manutenções periódicas”, afirmou o engenheiro da autarquia.

O superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, afirma que a modernização do Poço Sul era um sonho antigo da autarquia. “A Saev Ambiental busca constantemente melhorar e aperfeiçoar os serviços que são prestados à população de Votuporanga e dos distritos de Simonsen e Vila Carvalho, por meio de novas tecnologias. No planejamento da autarquia estava programada a modernização dos poços profundos, que são essenciais para o abastecimento regular de água em Votuporanga”, afirmou.