27 ABR 2023
SAEV AMBIENTAL
Saev Ambiental e Prefeitura desativam ponto de descarte de lixo em área rural
Saev Ambiental e Prefeitura desativam ponto de descarte de lixo em área rural

Local ficava próximo ao antigo Banespinha; autarquia retomou na terça-feira (25/04) a coleta de lixo domiciliar nas propriedades rurais

A Saev Ambiental e a Prefeitura de Votuporanga desativaram, nesta quarta-feira (26/04), um ponto de descarte de lixo localizado na ‘Estrada Municipal Primo Furlani’, área rural de Votuporanga, próximo ao antigo Banespinha. A demolição foi acompanhada pela Defesa Civil.

Na terça-feira (25/04), a Saev Ambiental retomou também a coleta de lixo domiciliar, por meio do tradicional caminhão de lixo, nas propriedades rurais daquela região, que contempla as estradas rurais “Primo Furlani” e “Mário Dorna”. O serviço será realizado às terças-feiras, entre às 9h e 13h. O lixo deve estar armazenado em sacolas ou sacos de lixos lacrados. Outra orientação da autarquia é de que o lixo seja colocado pouco tempo antes da coleta em um local adequado, para que os animais não rasguem e revirem as embalagens.

O prefeito de Votuporanga, Jorge Seba, o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, e o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, acompanharam o serviço de demolição do ponto de descarte. A ação foi realizada pela equipe do Meio Ambiente da autarquia, com o apoio de uma pá carregadeira e de um caminhão.

Este ponto de descarte de lixo era alvo constante de denúncias por conta da quantidade excedente e não permitida de materiais descartáveis e inservíveis como, por exemplo, resíduos de construção civil, madeiras, colchões, animais mortos, eletrodomésticos e móveis, que inclusive atrapalhavam o fluxo de veículos e causavam mau cheiro. “Além da demolição do espaço, iniciamos na terça-feira a coleta de lixo domiciliar nas propriedades rurais daquela região. Agora, em parceria com a Polícia Ambiental, estamos planejando um plantio de mudas de árvores neste local onde ficavam as lixeiras”, disse o superintendente da autarquia.

Descarte irregular
Vale ressaltar que em Votuporanga o descarte irregular de lixo em vias públicas ou estradas é crime punido com lei. De acordo com a lei municipal de 2015, o responsável pela ação inapropriada pode receber multa no valor de 1.703 Unidades Fiscais do Município (UFM), o que ultrapassa os R$ 8 mil. O valor pode ser dobrado mediante reincidência do crime.

Atualmente, o município oferece todas as condições para que a pessoa deposite o lixo de forma adequada. A cidade conta, por exemplo, com três unidades do Ecotudos, que são pontos de entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis de origem domiciliar, abertos diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados.

A Saev Ambiental também desenvolve projetos educacionais e campanhas para combater e conscientizar a população sobre a importância do descarte regular de lixo.