Saúde realiza mais um mutirão de combate à Dengue neste sábado no Jardim das Palmeiras
Mobilização será realizada na área de abrangência do Consultório Municipal "Dr. Ruy Pedroso", com visitas domiciliares, eliminação de criadouros e orientações aos moradores
Moradores do Jardim das Palmeiras serão atendidos por mais uma ação de prevenção à Dengue neste sábado (22/8). Das 7h às 13h, equipes da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga estarão na área de abrangência do Consultório Municipal "Dr. Ruy Pedroso" para realizar visitas domiciliares, identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre os cuidados necessários.
A mobilização faz parte do cronograma permanente de enfrentamento às arboviroses mantido pelo município e busca reforçar o trabalho de prevenção junto às famílias, especialmente na identificação e eliminação de locais que possam favorecer a proliferação do mosquito.
Durante o mutirão, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias realizarão visitas domiciliares para vistoriar os imóveis, identificar recipientes que possam acumular água parada e reforçar as orientações sobre prevenção da Dengue, zika e chikungunya.
A secretária da Saúde, Ivonete Félix, destacou que a participação dos moradores é indispensável para o sucesso das ações.
"O trabalho das equipes é permanente, mas a participação dos moradores é fundamental para evitar a formação de criadouros dentro dos imóveis. Pedimos que a população receba os agentes, permita as vistorias e mantenha os cuidados de prevenção durante todo o ano. A eliminação da água parada é uma responsabilidade de todos e faz toda a diferença no combate à Dengue."
A Vigilância Ambiental orienta que todas as equipes estarão devidamente identificadas com uniforme e crachá. A colaboração da população é essencial para que o trabalho alcance o maior número possível de imóveis.
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde divulgado nesta sexta-feira (21/8), Votuporanga registra 490 casos confirmados de Dengue e outros 92 em investigação. O município também contabiliza um caso confirmado de chikungunya e outros dois em investigação.
Entre as principais medidas preventivas estão eliminar recipientes que possam acumular água, manter caixas-d'água bem vedadas, limpar calhas e ralos regularmente, higienizar recipientes de água dos animais e realizar vistoria semanal em quintais e áreas externas.