Defesa Civil mantém alerta para tempestades até esta terça-feira
Desde sábado (13/12), foram 25 quedas de árvores e uma casa parcialmente destelhada no bairro Parque Residencial do Lago
Depois de um fim de semana de muita chuva, a Defesa Civil mantém alerta para tempestades até esta terça-feira (16/12) e divulgou um balanço das ocorrências atendidas pelo órgão com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e do Corpo de Bombeiros. Desde sábado (13/12), foram 25 quedas de árvores e uma casa parcialmente destelhada no bairro Parque Residencial do Lago, sem necessidade de remover a família do imóvel. De todas as ocorrências, felizmente, não houve vítimas.
Logo nas primeiras horas da manhã do sábado as equipes se mobilizaram para a limpeza da cidade. O Parque da Cultura foi uma das áreas mais prejudicadas e precisou ser interditado no fim de semana para o serviço de retirada das árvores caídas e dos aparelhos danificados nos parquinhos. O trabalho seguiu até esta segunda-feira para que o local voltasse a abrir a partir de terça-feira (16/12), com todas as áreas internas liberadas e algumas áreas externas interditadas, por isso, é importante que os frequentadores do Parque fiquem atentos e respeitem as sinalizações.
Entre as quedas de árvores, uma das que mais envolveu as equipes foi a da Av. Antonio Augusto Paes, que foi arrancada com raiz e tudo e interditou totalmente o lado da via no sentido bairro/centro, mas que teve a liberação já no início da tarde. A avenida Horácio dos Santos também teve a via parcialmente bloqueada com árvore caída, assim como a Rua Emílio Nogueira, próximo à Av. Vale do Sol; e as Estradas Municipais Primo Furlani, da Colônia Torta e da Vanágua. Todas as vias já estão liberadas para o tráfego.
A tempestade também prejudicou o funcionamento dos semáforos, no entanto, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança agiu de forma rápida e eficiente, garantindo a normalização do trânsito logo nas primeiras horas desta segunda-feira (15/12).
Ao todo, seis conjuntos semafóricos apresentaram inconvenientes, sendo registrados pontos na avenida Wilson de Souza Foz, nos cruzamentos com as ruas Rio de Janeiro e Bahia, na avenida Brasil com a José Marão Filho e na avenida 9 de Julho. Do total, um equipamento foi afetado por falta de energia e cinco por oscilação elétrica, entrando em modo amarelo piscante. Com a atuação imediata das equipes técnicas, os semáforos amanheceram operando normalmente nesta segunda-feira, reforçando o compromisso da Secretaria com a segurança viária. Atualmente, o município conta com 64 conjuntos semafóricos em funcionamento.