Alunos do Tempo Integral aprendem bordado em projeto pedagógico no CEM “Maria Martins e Lourenço”
Atividade desenvolve concentração, habilidades manuais, expressão artística e promove inclusão entre turmas do 1º ao 5º ano
Os alunos do 1º ao 5º ano do CEM “Maria Martins e Lourenço”, localizado no bairro Pozzobon, vivenciaram uma experiência enriquecedora ao aprender o bordado Vagonite com verso invisível. A técnica foi trabalhada ao longo de todo o ano letivo com os estudantes do Tempo Integral.
O projeto foi desenvolvido pela servidora técnica de educação VI, Delma Larissa Mendonça Lopes, com o objetivo de estimular a concentração, as habilidades manuais, a expressão artística e valorizar tradições culturais. A atividade também promoveu inclusão, reunindo meninos e meninas em um trabalho coletivo que exigiu atenção, paciência e cooperação, fortalecendo vínculos sociais e ampliando a criatividade.
A idealizadora do projeto compartilhou sua satisfação com os resultados obtidos.
“Minha satisfação é imensa quando percebo que meus alunos estão conseguindo executar a técnica de bordado. Eles são capazes e começam a acreditar que tudo é possível, basta se dedicar. Desde março estamos trabalhando nesse projeto com muito amor,” apontou.
A coordenadora da unidade, Suelen Petek de Oliveira, reforçou o valor pedagógico da prática.
“O bordado Vagonite desenvolve a concentração, a paciência e a coordenação motora fina e grossa. Atua como uma prática de meditação ativa, que ajuda a criança a aliviar ansiedade, raiva e estresse, promovendo calma e melhor relacionamento. É muito importante para nossos alunos que permanecem em tempo integral na escola”, finaliza.