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NOV
17
17 NOV 2025
GABINETE
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Prefeitura na palma da mão: população adere aos serviços digitais e contribui para economia de recursos públicos
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Prefeitura na palma da mão: população adere aos serviços digitais e contribui para economia de recursos públicos

Balanço do programa Conecta Votuporanga revela que, atualmente, 61,18% dos processos/atendimentos são abertos por meio digital, gerando economia de mais de R$ 13,4 milhões
 
A Prefeitura está presente de forma digital, rápida e eficiente, garantindo que o cidadão tenha tudo o que precisa na palma da mão, a um clique, com menos burocracia. Através de iniciativas tecnológicas e de inovação, a administração municipal aproxima o cidadão dos serviços que ele precisa, sem filas e sem precisar sair de casa, através do Programa Conecta Votuporanga, que além de disponibilizar um aplicativo gratuito para todo cidadão, conta com uma plataforma que garante maior agilidade na tramitação dos processos.
 
A plataforma, lançada em 2023, disponibiliza a Central de Atendimento On-line, tanto para demandas internas quanto externas. Por lá, o cidadão pode solicitar serviços, certidões, requerimentos e todo tipo de processos que envolvem a Prefeitura. Essa mesma plataforma também está disponível no app. E o resultado, até o momento, surpreende: após dois anos de implantação do sistema, 61,18% dos processos/atendimentos já são abertos por meio digital. Em média, 9 mil assinaturas digitais são realizadas por mês dentro da plataforma.
 
São mais de 460 serviços on-line disponíveis. Todos os processos e documentos têm um caminho visível e seguro dentro do sistema digital da Prefeitura, onde o cidadão pode, inclusive, acompanhar e ser notificado sobre o andamento de seu protocolo.
 
A tecnologia implantada pela Prefeitura torna a comunicação mais ágil, transparente e eficiente, evitando atrasos e garantindo que o cidadão não precise procurar o órgão presencialmente para saber o status de sua solicitação — o sistema avisa automaticamente. O uso da tecnologia possibilitou mais de 40 mil notificações enviadas automaticamente ao solicitante.
 
O aplicativo já atingiu a marca de 10 mil downloads, o que equivale a cerca de 10% da população, uma adesão populacional muito próxima à média nacional de grandes aplicativos públicos. Este crescimento demonstra um forte potencial de consolidação e engajamento digital junto à comunidade.
 
Economia
A tecnologia na palma da mão também traz grandes resultados financeiros. Direta e indiretamente, a economia de recursos gerada até agora foi de mais de R$ 13,4 milhões.
 
O meio ambiente é outro beneficiado com o programa. Atualmente, são mais de 5,7 milhões de impressões poupadas — o equivalente a cerca de 570 árvores poupadas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência pública.
 
O prefeito Jorge Seba analisa que os dados comprovam que a população está acompanhando e utilizando a tecnologia para ganhar agilidade nos atendimentos. “A população entendeu que tem a Prefeitura na palma da mão, gerando mais economia e agilidade.”
 
Seta
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