Exposição "Som Artesanal" leva alunos do CEM "Orozimbo Furtado Filho" a uma imersão musical
Projeto foi realizado com o apoio da Prefeitura de Votuporanga, por meio do programa Bolsa Cultura 2025 da Secretaria de Cultura e Turismo
Alunos do sexto ao nono ano do CEM "Prof. Orozimbo Furtado Filho", de Simonsen, participaram nesta quarta-feira (17/9) de uma visita guiada à exposição "Som Artesanal", no Parque da Cultura. A mostra revelou um percurso de experimentação sonora marcado pela escuta, invenção e reconhecimento das tradições que constituem a cultura popular brasileira.
O projeto foi desenvolvido pelo professor e servidor municipal Lucas Damazio, contemplado pelo programa Bolsa Cultura 2025, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga. A proposta envolveu pesquisa e experimentação de diferentes sonoridades a partir de tradições musicais e do trabalho artesanal, transformando matéria-prima em instrumentos convencionais e não convencionais. Entre as peças expostas, havia instrumentos de matriz africana e indígena, todos confeccionados pelo próprio professor, alguns com criações inventadas e outras esculturas sonoras que unem artes visuais e música.
Durante a visita, os estudantes tiveram contato direto com diversos instrumentos, como ganzás, maracás, apitos, recos, pífanos, patangomes, berimbaus, agbês, ilús, atabaques e cuícas. A atividade proporcionou uma experiência imersiva, despertando a curiosidade e os sentidos dos alunos, ao mesmo tempo em que valorizou os conhecimentos tradicionais e os modos de fazer presentes em diferentes culturas.
Para o professor Lucas Damázio, a proposta do projeto vai além da prática musical. "Nosso objetivo é que os estudantes compreendam que cada som carrega uma história, uma memória e uma tradição. A música é também uma forma de resistência cultural e de conexão com saberes que atravessam gerações", destacou.