Procon de Votuporanga moderniza atendimento e reduz prazo de resposta pela metade
Implantação do sistema SP Digital garante mais agilidade, economia e eficiência no serviço ao consumidor
O Procon de Votuporanga acaba de implantar o sistema SP Digital, ferramenta da Fundação Procon-SP, que permite a digitalização do atendimento. Com a novidade, as empresas passam a receber as notificações diretamente por e-mail, tornando o processo mais ágil, econômico e eficiente.
Antes, as notificações eram enviadas pelos Correios, em formato impresso e com retorno presencial do consumidor ao órgão. Agora todo o trâmite ocorre dentro do sistema digital, onde a empresa recebe login e senha para se manifestar sobre a reclamação e o consumidor é notificado automaticamente assim que houver resposta.
Segundo José Luiz Lançoni, coordenador do órgão no município, a mudança representa um grande avanço na conciliação e resolução de conflitos de consumo.
"É a desburocratização de um serviço reconhecidamente eficaz. O SP Digital reduziu pela metade o tempo de resposta, de uma média de 30 dias no processo convencional, para cerca de 15 dias no digital. Além da agilidade, a maioria dos casos é resolvida administrativamente, sem necessidade de judicialização", destacou.
A economia também é significativa. O sistema deve gerar uma redução de aproximadamente R$ 72 mil por ano em despesas postais, valores que antes eram custeados pela Prefeitura. A partir de agora, nos casos em que não houver e-mail cadastrado no CNPJ do fornecedor e a notificação precisar ser impressa, o custo será arcado pelo Estado.
O prefeito Jorge Seba comemorou a mudança. "Estamos investindo em modernização e inovação na gestão pública. Essa mudança no processo é mais um passo para oferecer serviços de qualidade, reduzir custos e, principalmente, garantir ao consumidor uma resposta mais rápida e eficaz. É Votuporanga avançando na digitalização e no cuidado com a população”.
Reforço no atendimento digital
O Procon de Votuporanga recebeu ainda a doação de quatro tablets novos da Fundação Procon, obtidos por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. Os equipamentos foram destinados ao atendimento digital da população, além disso, a Câmara Municipal repassou quatro computadores que também fortalecerão a estrutura tecnológica do órgão.
O atendimento presencial ao consumidor continua sendo prestado na Rua Itacolomi, nº 3.540, ao lado da Praça São Bento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3422-8930.