Votuporanga fica entre as 20 melhores cidades do Brasil e se mantém em 1º lugar no acesso à Educação
Na quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, Votuporanga ficou na 17ª posição entre os municípios brasileiros e 9ª no Estado de São Paulo
Seguindo a tradição de se manter no topo dos rankings que medem a qualidade da gestão pública, Votuporanga mais uma vez é destaque não só na região, já que foi a melhor colocada, como também no Estado de São Paulo e no Brasil. Na quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgada esta semana, a cidade subiu cinco posições e ficou em 17º lugar entre os municípios brasileiros analisados pela pesquisa. No Estado, Votuporanga é a 9ª melhor colocada.
O estudo ainda manteve Votuporanga como a primeira cidade do país em Acesso à Educação, já que esta posição havia sido conquistada na edição passada. Além deste resultado, o município também ficou em 11º no Acesso à Saúde, 15º em Funcionamento da Máquina Pública, 30º em Sustentabilidade Fiscal, 33º em Qualidade da Saúde, 45º em Saneamento e 58º em Qualidade da Educação.
O Ranking de Competitividade dos Municípios 2024 é realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e a Seall. Como resultado, esta quinta edição do Ranking foi composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.
O estudo analisou 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Em conjunto, os 404 municípios correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).
Entre os objetivos do Ranking está o incentivo à competição positiva entre os municípios, na busca por melhorias do fornecimento de serviços públicos, atração de empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem.
O Ranking de Competitividade é uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados e municípios, a partir da análise do conjunto dos pilares.