Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura de Votuporanga
Acompanhe-nos:
Rede Social Flickr
Rede Social Tik Tok
Rede Social WhatsApp
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
16 MAI 2024
Maio Laranja: Prefeitura organiza programação com ações preventivas
AVALIAR
Maio Laranja: Prefeitura organiza programação com ações preventivas
Destaques para conscientização sobre as datas: Dia Mundial da Hipertensão, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e Dia Mundial Sem Tabaco

Durante todo este mês, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga está realizando ações preventivas alusivas ao “Maio Laranja”. Nesta sexta-feira (17/5), por exemplo, é considerado o Dia Mundial da Hipertensão, data instituída com o objetivo de alertar a população para os riscos da doença. Nesta data, as equipes de profissionais das unidades de saúde promovem o Dia D, reforçando a importância destes cuidados, com orientações sobre a doença e aferição de pressão arterial, das 7h às 19h.

Estudos relatam que a hipertensão arterial, conhecida como pressão alta é uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), e que em 90% dos casos a doença é herdada dos pais, entretanto, existem vários fatores que contribuem para elevação dos níveis de pressão arterial como fumo, bebida alcoólica, obesidade, colesterol, consumo excessivo de sal, estresse e sedentarismo.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
Dando sequência ao mês de conscientizações, o 18 de maio foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Na ocasião, assistentes sociais da Secretaria da Saúde realizarão rodas de conversa debatendo a temática com as equipes das unidades de saúde. E, na sexta-feira (17/5), às 15h, a Secretaria de Assistência Social realizará um ato alusivo à data envolvendo crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria de Assistência Social no Parque da Cultura.

Semana da Família
Durante esta semana, também, assistentes sociais também percorrem as unidades de saúde para realizarem atividades relacionadas à Semana da Família. A programação teve início na segunda-feira (13/5), e já passou pelas unidades dos bairros São Cosme, Propovo, Jardim Marin, Paineiras, Palmeiras, Colinas e Cecap II. Nesta quinta (16/5) e sexta-feira (17/5), os profissionais percorrem as unidades do São João, Pozzobon, Vila América, Parque das Nações, Vila Paes e Simonsen.

Dia Mundial Sem Tabaco
Para encerrar o mês, no dia 31 de maio será comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Na ocasião, serão feitas orientações para alertar sobre os riscos de doenças relacionadas ao tabagismo. Pesquisas relatam que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo.

Confira o cronograma com as atividades abertas à toda população que serão realizadas pelos grupos de tabagismo e palestras com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

Dia 24/5, 8h – Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa Neto"
Av. Campo Grande, 4956 – Jardim Bom Clima

Dia 27/5, às 08h - Consultório Municipal “Dr. Oswaldo da Cruz de Oliveira Junior”
Av. 9 de julho, 2108 – Cecap II. E no período da tarde, no Parque da Cultura, das 14h às 16h, haverá a capacitação “Dia Mundial sem Tabaco”, para os colaboradores das Unidades de Saúde

Dia 28/5, às 8h, Consultório Municipal "Dr. Joel Pereira dos Santos"
Rua Humberto Correia Bonetti, 3201 – Jardim Canaã
Neste dia também haverá a capacitação “Dia Mundial sem Tabaco” para os colaboradores das Unidades de Saúde, no Parque da Cultura, das 14h às 16h.

Dia 29/5, às 8h, Consultório Municipal "Dr. Ruy Pedroso"
Rua Amélio João Gossn, 2006 – Jardim das Palmeiras I

Para mais informações o telefone para contato da Secretaria da Saúde é o (17)3405-9787.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024