11 JAN 2022
Abertas as inscrições para capacitação gratuita na área da pessoa com deficiência

Interessados na capacitação gratuita "ABC da Pessoa com Deficiência" podem procurar presencialmente a Secretaria Municipal de Direitos Humanos até 28 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga informa que estão abertas as inscrições para a capacitação gratuita "ABC da Pessoa com Deficiência".

O curso acontecerá em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Votuporanga. Podem participar educadores, profissionais envolvidos na área, PCD, familiares que possuem PCD e população em geral.

As inscrições presenciais vão de 7 de janeiro a 28 de fevereiro, das 8h às 17h, presencialmente na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que fica na rua São Paulo 3771, centro. Mais informações pelo telefone (17) 3422-2770, ou pelo link https://forms.gle/RmxDvkcc8zCbtYH36 .

A atual presidente do CMPcD, Carla Seba, explicou que em 2020 o Conselho conseguiu a capacitação por meio da emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil do deputado federal General Peterneli. O município fará a contrapartida no valor de R$ 6.827,50.

"O objetivo é capacitar as pessoas envolvidas com PCD com conhecimento para cuidados para a inclusão, acessibilidade, mobilidade, saúde, tecnologias, leis, direitos e deveres, além de estimular o desenvolvimento de habilidades", disse Carla.

O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, explica que ao todo serão ofertadas 200 vagas, todas gratuitas. "O curso será on-line com início no dia 7 de março, com 100 horas/aulas, todas as segundas-feiras, com duas horas de duração, das 19h às 21h, sendo que as aulas ficarão disponíveis para os inscritos. Haverá entrega de certificado", falou.

O aluno receberá capacitação voltada à área da pessoa com deficiência, onde serão abordados os temas direitos fundamentais da pessoa com deficiência, controle social, legislação, financiamentos, promoção e cuidados na qualidade de vida, políticas públicas voltadas ao atendimento e inclusão, entre outros. Os inscritos que forem contemplados com grau de envolvimento com o público PCD que finalizarem a capacitação, ganharão o curso de libras.