25 MAR 2024
DIREITOS HUMANOS
Debate sobre liberdade religiosa e democracia reúne grande público na Câmara
Debate sobre liberdade religiosa e democracia reúne grande público na Câmara

Evento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Escola do Legislativo, reuniu mais de 180 pessoas

O 1º Seminário Liberdade Religiosa e Democracia reuniu mais de 180 pessoas na Câmara Municipal, na última sexta-feira (22/3). O evento foi realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga e contou com o apoio da Escola do Legislativo "Dr. Roberto de Lima Campos".

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba, parabenizou a Secretaria de Direitos Humanos pela iniciativa de colocar o tema em debate. "Respeitar ao próximo é um princípio básico para sermos livres e vivermos em uma sociedade em paz".

Presente no evento, a coordenadora da Controladoria Geral do Município, Fabiana Lopes de Almeida, que também é membro do FORLIR (Fórum Regional de Liberdade Religiosa), falou sobre a importância do evento. "É importante ressaltar que todos têm o direito de crer e o de não crer, pois está na Constituição Federal. Quando este direito é infringido, atacado ou não respeitado, é algo inaceitável. Sabemos que ainda existem pessoas que sofrem preconceito por professarem sua fé, assumirem suas religiões, atitudes estas que são inaceitáveis em pleno século 21. Eventos trazendo esse tema fazem com que as pessoas reflitam, se sensibilizem de que não precisamos concordar com o outro, mas sim respeitar. Tem espaço para todos", falou.

Ao fazer o uso da palavra, o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, disse que a liberdade religiosa engloba os direitos humanos. "Queremos por meio deste seminário debater direitos, política, diálogo inter-religioso e estado laico e liberdades".

Estiveram ainda presentes o coordenador do curso de Direito da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), Fernando Guastini, e o vereador Jura, representando a Câmara e Escola do Legislativo.

O prefeito Jorge Seba, em sua fala, disse que a abordagem do seminário é de extrema importância e necessidade. "O tema atinge todas as raças, credos e condições sociais. Temos que ter empatia, saber se colocar no lugar do outro e lutar para combatermos o preconceito. Nossa administração é pautada pela humanização, com forte engajamento no social, e participar deste evento é abrir portas na construção de uma cultura de paz."

Ministraram palestra o professor João Batista de Domênicis Neto, com o tema "Respeito e Diversidade: Promovendo a Liberdade Religiosa nas sociedades pluriculturais", e Milton Panetto Junior, com o tema "Direitos Humanos e Liberdade Religiosa no contexto da legislação atual - aspectos práticos".