21 MAR 2022
Mulheres de Peito: Secretaria da Saúde realiza atendimento gratuito a partir desta terça-feira

Programa preventivo contra o câncer de mama é voltado preferencialmente a mulheres com idade entre 50 e 69 anos; atendimento também é realizado em grupos de fatores de risco

A Secretaria da Saúde de Votuporanga, sempre atenta ao bem-estar da população, inicia a partir desta terça-feira (22/03) e segue até o dia 02 de abril, o Programa "Mulheres de Peito", mais uma ação preventiva em prol das mulheres com o intuito de combater o câncer de mama, através da realização gratuita de exames. O posto de atendimento será realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h, em uma unidade móvel que estará localizada na rua Ângelo Bimbato, nº 1-191 (Parque da Cultura).

O programa oferece atendimento preferencial a mulheres com idade entre 50 e 69 anos, mas também pode estender solicitações de exames de mamografia àquelas de 35 a 49 e a partir dos 70 anos, que possuem algum histórico familiar da doença, indícios de nódulos, suspeitas clínicas, fumantes, obesas, entre outros fatores de risco. A documentação necessária varia conforme a faixa etária a ser atendida pois, mulheres com idades entre 35 e 49 e também a partir dos 70 anos, precisam apresentar pedido médico SUS, cartão SUS e RG e o público feminino de 50 a 69 anos, preferencial do programa, apenas o cartão SUS e RG.

O atendimento será feito a mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, já portando os pedidos médicos, e haverá também a demanda espontânea, por meio de distribuição de senhas sendo, 50 por dia durante a semana e, aos sábados, 25.

Mamografia
Com o diagnóstico precoce do exame, que é uma espécie de raio-x realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais prematuros do câncer de mama, as possibilidades de curam são muito grandes.

Mulheres de Peito
O programa estadual foi criado com o objetivo de conscientizar o universo feminino, com idade de 50 a 69 anos, sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.