Prefeitura e Direitos Humanos entregam primeiro lote de carteiras de identificação da pessoa com deficiência
Entrega será na quinta-feira (26/5), no Parque da Cultura, às 14h; de início, serão 200 unidades
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, entrega oficialmente, nesta quinta-feira (26/5), o primeiro lote das carteiras de identificação da pessoa com deficiência. O evento está marcado para às 14h, no Centro de Cultura e Turismo, no Parque da Cultura.
O documento possibilitará ao respectivo público prioridade no atendimento, de acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); emissão de carteira de estacionamento PcD e emissão de carteira transporte coletivo municipal. O decreto que dispõe sobre a emissão é de n.º 14.256, de 28 de fevereiro de 2022, publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Votuporanga em 1.º de março de 2022, assinado pelo prefeito Jorge Seba.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos é responsável por toda a logística da emissão da carteira. O secretário Emerson Pereira destacou que garantir mais dignidade ao público PcD é o compromisso da administração do prefeito Jorge Seba. “Vamos liberar o primeiro lote com200 carteiras para pessoas com deficiência, um marco histórico para a nossa cidade”, disse.
Emerson explicou ainda que a carteira consiste em uma sinalização impressa com a indicação de pessoa com deficiência. “Além disso, o documento descreve mais informações sobre a pessoa com a sua identificação no CID (Código Internacional de Doença)”, falou.
Palestra sobre glaucoma
Na oportunidade, será realizada uma palestra com a oftalmologista Virginia Celia Madeira de Carvalho, que falará sobre o glaucoma. O dia 26 de maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma. Há uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade.
Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma tem como objetivo lembrar da importância de um acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar essa doença que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).