27 ABR 2022
Dia D de Vacinação: Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado
Dia D de Vacinação: Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado

Doses contra Gripe, Sestarão disponíveis das 8h às 16h

Este sábado (30/4) será o Dia D de Vacinação em todas as unidades de saúde de Votuporanga. Das 8h às 16h, as unidades estarão abertas com doses de vacinas contra Gripe, Sarampo e Covid. Cada campanha tem um público alvo específico e para quem for se imunizar contra a Covid-19 é necessário se atentar às unidades que possuem doses para cada faixa etária, já que nem todas são pontos de vacinação.

Gripe
No caso da campanha de vacinação contra a Gripe, as doses estão disponíveis em todas as unidiades para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina contra a influenza é trivalente e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos de gripe no final do ano passado. O imunizante é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Sarampo
A campanha de vacinação contra o Sarampo é voltada para trabalhadores da Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses de 29 dais) e também tem doses disponíveis em todas as unidades. Segundo orientações do Documento Técnico emitido pelo Governo do Estado, a vacinação das crianças contra o Sarampo será de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças desta faixa etária receberão uma dose da vacina.

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente, aqueles com baixa cobertura vacinal e com bolsões de não vacinados. É o caso do Brasil, que desde 2018 vem registrando surtos de sarampo, e desde 2019, voltou a ser endêmico para esta doença, o que levou à perda do certificado de país livre do sarampo.

Covid
A vacinação contra a Covid-19 é aberta a todas as pessoas com 5 anos ou mais. No total, dez unidades de saúde possuem doses da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais e cinco unidades com imunizante para crianças de 5 a 11 anos.

Crianças de 5 a 11 anos: Policlínica Municipal “Dr. Alberto Carlos Pesciotto” (ao lado da Secretaria da Saúde); Consultório Municipal “Dr. Oswaldo da Cruz de Oliveira Junior”, na Cecap II; Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, no São João; Consultório Municipal “Dr. Jonas Pires Correa”, no Pozzobon; e Consultório Municipal “Joaquim Belarmino Vieira”, em Simonsen.

A população com 12 anos ou mais: Policlínica Municipal “Dr. Alberto Carlos Pesciotto” (ao lado da Secretaria da Saúde); Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, no Colinas; Consultório Municipal “Dr. João Carlos Botelho de Miranda”, no Carobeiras; Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso”, no Palmeiras; Consultório Municipal “Carmem Martin Maria Morettin”, no Paineiras; Consultório Municipal “Dr. Jeronimo Figueira da Costa Neto”, no Jardim Marin; Unidade PAS X “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, no Vila Paes; Consultório Municipal “Dr. Danilo Alberto Vicente Medeiros”, no Vila América; Consultório Municipal “Dr. Jonas Pires Correa”, no Pozzobon; e Consultório Municipal “Joaquim Belarmino Vieira”, em Simonsen.