01 JUL 2022
GABINETE
PLANEJAMENTO URBANO
Modernidade, mobilidade e desenvolvimento: Av. Emílio Arroyo Hernandes será contemplada com grande obra de revitalização

Nova avenida terá Boulevard, espaço multiuso para ciclistas e pedestres, além de ampliar em cerca de 50% a quantidade de vagas de estacionamento

Nesta quinta-feira (30/6), o prefeito Jorge Seba apresentou um dos principais projetos de sua Administração, a revitalização da Avenida Emílio Arroyo Hernandes, principal via da Zona Norte. A grande obra que estava prevista no plano de governo do prefeito contemplará o longo trecho entre a Avenida Nasser Marão até a Avenida Pedro Madrid Sanches.

“Será uma das obras mais emblemáticas da nossa gestão. Uma obra que projetamos com muito carinho para valorizar essa importante região da cidade. Além de passar a ser o mais novo cartão postal de Votuporanga, queremos que a nova Avenida Emílio Arroyo Hernandes seja um ponto de encontro de famílias para convivência, lazer e compras”, disse o prefeito Jorge Seba.

O serviço será executado por etapas, iniciando pela substituição da iluminação ornamental seguindo o padrão instalado no prolongamento da Avenida, entregue em 2014. Além disso, nessa primeira etapa, os trabalhos também contemplarão o alinhamento dos canteiros e construção de um espaço multiuso que poderá ser utilizado por ciclistas e pedestres, como uma espécie de ciclovia e pista de caminhada.

Em um segundo momento, a obra beneficiará todos que residem ou tem comércio nas proximidades do cruzamento com a Rua Leonardo Commar, com a ampliação da capacidade de escoamento de águas de chuva por meio da instalação de novas galerias. Esta etapa da obra solucionará o problema de alagamento ocorrido naquela região.

A terceira etapa da obra contemplará os canteiros centrais e as ruas com ampliação das vagas de estacionamento, demanda muito aguardada pelos comerciantes da Zona Norte. As vagas serão projetadas de forma paralela e também com ângulo de 45 graus à avenida, variando de acordo com o alinhamento dos canteiros. “Esse foi o principal motivador desta obra. A partir desta necessidade fomos nos debruçando para remodelar a avenida de tal forma que ela possa atrair as pessoas no sentido contemplativo e não apenas como uma via de fluxo de veículos. Por isso, o projeto foi elaborado por equipe multiprofissional para conseguirmos alinhar modernidade, mobilidade e desenvolvimento”, explicou a arquiteta e secretária de Planejamento, Tássia Gélio Coleta Nossa.

Boulevard
Reforçando este novo conceito contemplativo, a Avenida Emílio Arroyo Hernandes ganhará um Boulevard, seguindo o modelo de Parklets, que são áreas construídas para criar espaços de lazer e convívio. A novidade será instalada próximo ao cruzamento com a Av. Prefeito Mário Pozzobon, que certamente passará a ser um importante ponto de referência para serviços de alimentação e convivência.

Investimento
A obra contará com R$ 4,5 milhões de recursos conquistados com apoio dos deputados Carlão Pignatari, Geninho Zuliani e Fausto Pinato.