04 MAR 2024
SAEV AMBIENTAL
Curso Técnico Integrado começa nesta terça-feira (5/3) em Votuporanga
Curso Técnico Integrado começa nesta terça-feira (5/3) em Votuporanga

Curso será realizado gratuitamente no auditório da Unifev – Cidade Universitária

Em Votuporanga, o Curso Técnico Integrado começa nesta terça-feira (5/3), às 7h50, e segue até a quarta-feira (6/3), no auditório da Unifev, na Cidade Universitária. O espaço fica localizado na avenida Nasser Marão, nº 3.069, Parque Industrial. Ainda há vagas remanescentes para o curso e as inscrições devem ser feitas na própria recepção do evento.

Entre os temas que serão abordados durante os dois dias de qualificação estão: Lixões, Aterros Sanitários, Valorização dos Resíduos e Gestão Municipal de Resíduos Sólidos.

O Curso Técnico Integrado conta com patrocínio das empresas: Proposta Engenharia Ambiental, Constroeste Ambiental, Mejan Ambiental, Shalom e Converd, além de apoio institucional da Saev Ambiental, Prefeitura de Votuporanga, Cidas (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável) e Unifev.

Confira programação completa:
5 de março (terça-feira)
Tema: Lixões
7h50: Recepção dos participantes;
8h15: Abertura oficial (Valoriza Resíduos, Prefeito de Votuporanga, Cetesb, MP e Consórcio)
Moderador: Luiz Gonzaga Alves Pereira
8h50: 1ª Aula – Legislação – Licenciamentos – Novo Marco Legal Saneamento (Eng. Luis Gustavo Gallo Vilella, que é superintendente da Saev Ambiental)
9h30: 2ª Aula – Atual Cenário da destinação final de RSU na região do Consórcio (Gerente Regional da Cetesb Votuporanga – Carolina Rizzato)
10h15: Intervalo Café
Moderador: Evandro Tagliaferro
10h40: 3ª Aula – O Impacto Ambiental dos lixões e a resolução Cetesb 4470 (disposição em valas), e os planos futuros do governo do estado de SP (Coordenador de resíduos Sólidos – SEMIL – Evaldo  Azevedo)
11h20: 4ª Aula – Recuperação de áreas contaminadas e uso e Ocupação de Áreas Degradadas (João Gianesi Netto)
12h: Almoço (Livre)
Tema: Aterros Sanitários
Moderador: Antonio Carlos Delbin
13h30: 5ª Aula – Seleção de Áreas, Concepção e Diretrizes de projetos de Aterros Sanitários e exercício de simulação (Engº Eleusis Bruder Di Creddo)
15h: 6ª Aula – Métodos de Operação de Aterros Sanitários (Engº Luciano Banzatto)
16h: Intervalo Café
16h20: 7ª Aula – Monitoramentos Ambientais em Aterros Sanitários (Engº Evandro Tagliaferro)

6 de março (quarta-feira)
Tema: Aterros Sanitários e Valorização dos Resíduos
9h – Encontro Técnico Regional, com a participação de com a participação de Luiz Gustavo Gallo Vilela – Saev Ambiental – Votuporanga, Kátia Regina Penteado Casemiro – Secretaria Meio Ambiente – São José do Rio Preto, Alexandre Aparecido Ignácio de Godoi – Secretaria Meio Ambiente Valentim Gentil Luiz Sérgio Vanzela – Secretário do Meio Ambiente de Fernandópolis.
Moderados: Eng. Luiz Gonzaga Alves Pereira
Tema: Gestão Municipal de Resíduos Sólidos com foco em PNRS Lei 12.305 e os Planos (PMGRIS) e Marco Legal Do Saneamento – Lei 14.026, com destaque a Sustentabilidade Econômica do Manejo dos RSU, e a Regionalização.
11h30: Encerramento
11h45: Almoço (Livre)
Moderador: Luciano Banzatto
13h15: 8ª Aula – Alternativas Tecnológicas no Tratamento de Efluentes Líquidos (Chorume) de Aterros Sanitários (Eng. Antonio Carlos Delbin)
14h45: 9ª Aula – Rotas Tecnológicas no Tratamento de Resíduos (Eng. Eleusis B. Di Creddo)
15h45: Intervalo Café
Moderador: Luiz Gustavo Gallo Vilella
16h: 10ª Aula – Produção de CDR e Recuperação Energética do biogás em Aterros Sanitários (Eng. Luiz Gonzaga Alves Pereira e Antonio Carlos Delbin)
16h45: 11ª Aula – Compostagem – Desafios Produção de Composto Orgânico de Qualidade a partir de RSU e o Case: Unidade Operacional de Constroeste – São José do Rio Preto (João Gianesi Netto e Eng. Danilo Ferreira)
17h45: Encerramento
Local: Auditório da Universidade UNIFEV- Cidade Universitária
Endereço: avenida Nasser Marão, nº 3.069, Parque Industrial, Votuporanga/SP.