16 FEV 2024
Fevereiro Colorido: gravidez na adolescência e combate ao uso de drogas e álcool são temas trabalhados pelas unidades de saúde

Palestras estão sendo promovidas por profissionais das unidades de saúde para adolescentes e jovens

Durante este mês, a Secretaria da Saúde de Votuporanga vem trabalhando ações referentes ao Fevereiro Colorido que aborda dois importantes temas: prevenção da gravidez na adolescência e combate às drogas e alcoolismo. As palestras estão sendo promovidas por profissionais das unidades de saúde para adolescentes e jovens.

Na última semana, profissionais de saúde do Consultório Municipal “Dr. Danilo Alberto Vicente Medeiros”, do bairro Vila América, estiveram no Centro Social para oferecer orientações ao público atendido a respeito da importância do uso do preservativo não só para prevenir gravidez precoce, mas, também, evitar as infecções sexualmente transmissíveis.

A mesma ação foi desenvolvida também pela equipe de saúde do Consultório Municipal “Carmem Martin Maria Morettin”, do bairro Paineiras, com adolescentes assistidos pela Casa da Criança.

No dia 20, haverá palestra sobre o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo no Consultório Municipal ‘’Dr. Ruy Pedroso’’, no bairro Palmeiras I, às 7h e às 8h; e no dia 21, às 14h, a equipe do mesmo Consultório fará ação sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência na entidade Caminho de Damasco.

Calendário anual de ações preventivas gratuitas
O Fevereiro Colorido faz parte do calendário de ações gratuitas desenvolvido pela Secretaria da Saúde para orientar, conscientizar e prevenir a população sobre doenças como Câncer, Hanseníase, Hipertensão, entre outras, e também para divulgar campanhas, como por exemplo, doação de sangue, combate às drogas e alcoolismo, autismo, aleitamento materno, suicídio e muito mais. Desta forma, a cada mês será realizada uma ação preventiva atribuída a uma cor que fará alusão a um tema a ser trabalhado nos Consultórios Municipais.