05 DEZ 2023
Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes realiza atividade de integração

Ação foi desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

A unidade do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga, realizou, recentemente, uma atividade de integração e socialização para encerramento do projeto “Meu Olhar Sobre o Mundo”, voltado à promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no município.

O Serviço realiza atendimento às crianças e adolescentes que se encontram em situação de abandono, ameaça, violação de direitos ou que estejam necessitando de acolhimento provisório.  A ação foi desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O projeto complementou o trabalho social já realizado pela equipe com as crianças e adolescentes desenvolvendo habilidades de socialização, criatividade, imaginação, comunicação, expressão corporal, entre outras ações, com o intuito de despertar o interesse pela arte e projeto de vida, estimulando a iniciativa, reflexão, responsabilidade, trabalho em grupo, autoconhecimento e aprendizagem.

Na ocasião, também foi apresentada uma mostra das oficinas desenvolvidas com intuito de colaborar para o planejamento e conhecimento dos acolhidos, identificando os potenciais, interesses, aspirações e estabelecendo estratégias e metas para que a criança e adolescente possam vislumbrar a realização de sonhos, planos e objetivos.

“São iniciativas que tem como intuito elevar a autoestima dos assistidos e, consequentemente, minimizar os impactos vivenciados pelas violações sofridas pela ruptura dos vínculos familiares e da institucionalização prolongada”, disse a secretária de Assistência Social, Meire Azevedo.