30 OUT 2023
Prefeitura e instituições parceiras lançam campanha Leão Amigo 2024
Prefeitura e instituições parceiras lançam campanha Leão Amigo 2024
Mais de R$700 mil foram arrecadados com a última campanha; contribuinte pode destinar parte do seu imposto para as entidades assistenciais, sem nenhum custo adicional

Você sabia que parte do seu Imposto de Renda pode ficar em Votuporanga e contribuir com ações sociais, sem custar nada a mais? Nesta segunda-feira (30/10), a Prefeitura de Votuporanga lançou com as instituições parceiras a edição da Campanha Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso 2024. O encontro aconteceu no Parque da Cultura e também contou com a participação da imprensa e de representantes de entidades assistenciais.

Na ocasião, o prefeito Jorge Seba ressaltou a importância da conscientização da comunidade para que destine parte de seus impostos às entidades locais. “Na última campanha mais de R$ 700 mil foram destinados, recurso que está ajudando muitas entidades por meio do Fundo Municipal dos Direitos da criança e do adolescente e do Fundo Municipal do Idoso. Deixo aqui minha gratidão a todos os votuporanguenses que se comprometem com as causas sociais, já disse e repito, Votuporanga é uma cidade solidária e isso me enche de orgulho.”

Participaram também do evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba; a secretária de Assistência Social, Meire Azevedo; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Douglas Lisboa; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Daiane Rodrigues Elias; o presidente da Associação dos Contabilistas de Votuporanga, Flávio Damião Curti; e o presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Glauco Ventura.

Leão Amigo
A campanha é promovida durante o ano todo pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso, conta também com o apoio da Associação dos Contabilistas de Votuporanga e Região, Receita Federal, do Conselho Regional dos Contabilistas, da Unifev e da Associação Comercial de Votuporanga (ACV).

O programa de incentivo fiscal possibilita direcionar o montante arrecadado, através de convênio firmado com o Poder Público, a entidades assistenciais inscritas com projetos que desenvolvem atendimentos a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos públicos assistidos tanto pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) quanto pelo Fundo Municipal do Idoso (FMI).

Para mais informações o telefone da Secretaria de Assistência Social é o (17) 3426-2600, com atendimentos de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h.

Como destinar recursos do IR à campanha?
Para destinar recursos para a campanha, basta procurar algum escritório de contabilidade ou a Secretaria de Assistência Social para obter mais informações. Pessoas físicas podem destinar 6% do imposto devido com a declaração feita no modelo completo até o último dia útil do ano. No ano seguinte, se a destinação de pessoa física não atingiu o limite de 6%, é possível complementar no momento da entrega da declaração junto à Receita Federal. Pessoas jurídicas podem destinar 1% do imposto devido com a declaração feita pelo lucro real.

Após o recolhimento da guia ou do depósito, procure a Secretaria de Assistência Social, localizada na avenida João Gonçalves Leite, nº 4.705 (Jardim Alvorada) e solicite o recibo da destinação, esse é o documento que servirá de comprovante à Receita Federal confirmando sua destinação.

Destinações
Os contribuintes também podem destinar a qualquer um dos Fundos Municipais através das contas bancárias:

Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA)
Agência: 0268-2
C/C: 37.787-2

Fundo Municipal do Idoso (FMI)
Agência: 0268-2
C/C: 38.267-1