A Campanha contra a Poliomelite, será realizada no dia 20 de junho, pela equipe da Secretaria de Saúde de Votuporanga
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga começa no dia 20 de junho a Campanha contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos de idade. As equipes estarão em pontos específicos da cidade, sendo eles, na praça Cívica, no Porecatu (Av. Brasil) e em todos os postos de saúde, além da zona rural e também em hospitais da cidade oferecendo doses gratuitas.
O tema da campanha este ano é “Não dá pra vacilar, tem que vacinar”, voltada para imunização das crianças e minimização dos efeitos dessas infecções reduzindo a circulação do vírus. A meta para este ano é vacinar 4.509 crianças.
De acordo com informações da enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Fabiana Beneduzzi, é preciso que todas as crianças tomem a vacina para que a poliomielite continue erradicada no Brasil. “No ano passado, na primeira etapa, foram vacinadas 95% das crianças”, conta.
Na próxima terça-feira (16/06), a equipe de saúde fará uma reunião técnica na Associação de Pais e Mestres (APM), para discussão dos trabalhos.
Paralisia infantil
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo.
Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989. A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos componentes da vacina, em crianças imunologicamente deficientes ou quando apresentam febre acima de 38º, vômitos ou diarréia.
Os interessados devem levar a carteira de vacinação que serão atualizadas no local, caso esteja em atraso. Outras informações pelo (17) 3405-9787.