Cadastro Técnico Multifinalitário da Prefeitura de Votuporanga é referência para o Brasil; case de sucesso já foi apresentado em diversos Congressos
O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, recebeu em seu gabinete o coordenador do curso de Engenharia Cartográfica da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente, o professor, doutor, Amilton Amorim e alunos que fizeram uma visita técnica ao Cadastro Técnico Multifinalitário da Prefeitura, hoje transformado em referência no Brasil.
Desde 2001, a Prefeitura tem investido em novas tecnologias modernizando todo o cadastro, divisão esta responsável pela coleta, manutenção, inserção e atualização de todos os dados imobiliários e geográficos do município. Com investimentos em modernos recursos e equipamentos como GPS, imagens de satélite, e técnicas de geoprocessamento pôde-se criar uma base sólida e exata da área de Votuporanga, sendo mais uma ferramenta poderosa de análise, controle e tomadas de decisão do município.
Como explica o Diretor de Divisão do Cadastro Físico e Topográfico, Everton Ricardo Santos, que acompanhou a visita e demonstrou o sistema em uma palestra expositiva, na Saev Ambiental, sobre todo o processo de implantação e desenvolvimento do geoprocessamento, como é conhecido o sistema. “São poucos os município brasileiros que possuem essa tecnologia, somos praticamente pioneiros e hoje nossa tecnologia pode contribuir muito para administração pública”, esclarece.
Com esse sistema, Geoprocessamento, segundo Santos possibilitou conhecer o desenvolvimento urbano da cidade prevendo políticas de preservação e crescimento sustentável, além de uma melhor adequação dos valores dos impostos de acordo com a realidade física dos imóveis e outros benefícios.
Também participaram da demonstração e debate técnico o superintende da Saev Ambiente, Marcelo Marin Zeitune, o engenheiro da Saev Ambiental, Jesus Silva Melo e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Josneimar Freitas.
Referência no Brasil
Vários grupos já passaram por Votuporanga para conhecer essa tecnologia que tem diferenciado e colocado Votuporanga também em destaque nesse setor de desenvolvimento urbano. Nos últimos anos, Votuporanga tem recebido convites para participar em Congresso Nacionais e Internacionais, apresentando cases de sucesso na administração pública. A exemplo disso, foram as apresentações no congresso internacional GeoBrasil/2007 e no Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (Cobrac) em Florianópolis, em 2008.
Finalizando, Santos diz que a ferramenta possibilita a interligação de todas as secretarias e disponibiliza acesso a toda a população do serviço público, reforçando sua a marca de transparência na gestão pública. Futuramente, qualquer cidadão poderá consultar um mapa com número de escolas, postos de saúde, serviços públicos em geral, com dados de localização, entre outras informações.