O show teve início com um vídeo feito pelo próprio João Carlos Martins onde contava sua trajetória de vida
Por quase uma hora, Votuporanga viveu momentos de muita emoção nesta quinta-feira. Com a Igreja Matriz completamente lotada, o mais brilhante maestro brasileiro, João Carlos Martins, regeu com vigor e muito sentimento os 40 jovens de sua Orquestra Bachiana Jovem. O show promovido pela Prefeitura de Votuporanga com entrada gratuita contou com a presença de mais de 2 mil pessoas, segundo estimativas da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.
A apresentação em Votuporanga foi a primeira do grupo após conquistar parceria com o Sesi/SP e ser chamada “Orquestra Bachiana Jovem Sesi/SP”. O show teve início com um vídeo feito pelo próprio João Carlos Martins onde contava sua trajetória de vida, desde quando iniciou no piano motivado por seu pai, chegando a apresentações por todo o mundo e depois os acidentes que sofreu e que comprometeu os movimentos das mãos (a pedra que atingiu seu braço num jogo de futebol, a pancada na cabeça sofrida num assalto e a lesão por esforços repetitivos) até o sonho que teve e que o motivou a aprender regência, concluindo com o trabalho de descoberta de talentos para a formação da Bachiana.
“É com muito orgulho que me apresento em Votuporanga, uma cidade que faz parte da minha vida”. Desta forma João Carlos iniciou a apresentação falando dos tempos que visitava a cidade quando era casado com a sobrinha do empresário Nasser Marão, pai do prefeito Junior Marão.
Tido como o maior intérprete de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins incluiu diversas canções do gênio da música no repertório, além de Beethoven, Mozart, Rachmaninov e Ennio Morricone. A música brasileira também teve espaço no show com Trem das Onze, Eu sei que vou te amar e o Hino Nacional.
“Foi música para os ouvidos e também para os olhos porque além de poder escutar canções da melhor qualidade, era um prazer ver uma pessoa coordenando a música através das mãos com tanta vivacidade e amor”, destaca a Secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, lembrando toda a história de superação do maestro.
Parceria
No início do show da Orquestra, o prefeito Junior Marão agradeceu a presença do público e ressaltou a parceria feita com a Fundação Bachiana Filarmônica assinada por João Carlos Martins na tarde de ontem na presença da secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Godoi da Diretora de Cultura, Marines Manhani Lima, imprensa e convidados. O projeto de musicalização está sendo feito apenas em Ribeirão Preto e agora em Votuporanga.
O prefeito explica que um pólo da orquestra vai ser montado com crianças e adolescentes da cidade para instrução musical gratuita com aulas semanais e acompanhamento de um músico da Fundação Bachiana. Os talentos descobertos poderão compor a Orquestra e se apresentar pelo país.