A promoção é da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo
O pianista e regente brasileiro João Carlos Martins, 68 anos, conhecido mundialmente por sua história de superação, estará em Votuporanga na próxima quinta-feira (19/3) para uma apresentação aberta ao público na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”, a partir das 20 horas. João Carlos Martins é considerado o maior intérprete de Bach, já tocou com as maiores orquestras do mundo e tem uma história de superação devido a problemas físicos nas mãos que o impediu de tocar piano por muito tempo quando se dedicou à regência.
Nos últimos anos, ele tem voltado em apresentações no piano e confirmou que tocará em Votuporanga no final do espetáculo. O maestro aceitou o convite do prefeito Junior Marão e virá à cidade pela primeira vez para reger a Orquestra Bachiana Jovem, idealizada e mantida por ele. A promoção é da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.
Formada por 40 jovens talentosos de diferentes classes sociais, universitários do curso de música em faculdades e universidades em São Paulo com reconhecimento nacional, a orquestra pré-profissionalizante do gênero sinfônico segue orientações de notáveis professores e artistas conceituados em nível nacional e internacional.
No concerto de Votuporanga, a orquestra fará a História da Dança na Música com peças curtas dos maiores compositores mundiais (Bach, Beethoven, Mozart, Brahms) até os mais modernos (Dave Brubeck, Carlos Gardel e Adoniram Barbosa). No final, João Carlos Martins dividirá com o público a emoção de voltar ao piano.
João Carlos Martins
O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Devido a problemas físicos nas mãos provocados por um acidente, um assalto e cirurgias, teve que dar um intervalo na carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música. Aos 26 anos, por causa de uma queda em um jogo de futebol, perdeu parte dos movimentos da mão direita. Teve LER (lesão do esforço repetitivo), tirou um nódulo na mão esquerda. Em um assalto na Bulgária, sofreu lesão no cérebro que afetou o movimento da direita. Tem ainda deformações articulares nos dedos. Por tudo isso, o maestro só usava os polegares e o indicador e, "de vez em quando", o quinto dedo da esquerda.
Como regente, já gravou 5 CDs que foram lançados internacionalmente em 2005. Três deles foram gravados com a English Chamber Orchestra em Londres. E os outros 2, com a Bachiana Chamber Orchestra, orquestra organizada e dirigida por João Carlos, que reúne alguns dos melhores músicos do Brasil. Regeu a Orquestra Sinfônica Pasdeloup, em Paris, em uma programação dedicada a Beethoven, Rossini e Strauss. Em 2006, além de sua agenda com a Bachiana no Brasil, João Carlos regeu na França, Rússia e Bélgica e em 2007/2008 com a Bachiana Filarmônica fez a abertura da Temporada de Concertos do Carnegie Hall em NY.
REPERTÓRIO APRESENTADO EM VOTUPORANGA
P. Mascagni - Intermezzo
L. Boccherini - Minueto
J. S. Bach - Suite Orquestral nº 2 - Badinerie
J. Brahms - Dança Húngara 01 e 05
P. Tchaikovsky - Dança Russa - Trepak
Dave Brubeck - Rag
Carlos Gardel - Por Una Cabeza
João Carlos Martins ao piano:
J. S. Bach - Ária da 4ª Corda
A. Piazzolla - Adios Nonino
S. Rachmaninoff - Rhapsody