Final será dia 24 de abril, no Votuporanga Clube com a presença de 25 candidatas das principais cidades e as principais associações culturais italianas do Estado
Votuporanga será sede da final estadual do Concurso Miss Itália Brasil 2009, etapa para o concurso internacional Miss Itália Nel Mondo, realizado anualmente na Itália. O evento é realizado pela KNS Empreendimentos, que acaba de coordenador o Menina Fantástica da Rede Globo. No município, contará com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, e do deputado João Dado colaborador do evento através do Ministério do Turismo e da Frente Parlamentar Brasil/Itália.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (23/2), em Votuporanga, pelo coordenador do concurso nacional, Kadu Lopes, em reunião com a presença do deputado; da Secretária da Educação, Eliane Baltazar Godoi; do Padre Silvio Roberto; do representante do consulado italiano Orlando Beretta; do presidente da sociedade cultural itálo-brasileira de Votuporanga, Oscar Guarizo; da diretora social da Sociedade, Ivone Belloni Maiorquin; da Diretora de Cultura, Marines Manhani Lima; do secretário de Comunicação, Flávio Liévana; e da representante do setor de Turismo, Karina Moraes.
A final ficou marcada para o dia 24 de abril, no Votuporanga Clube com a presença de 25 candidatas das principais associações culturais italianas do Estado de São Paulo. A escolha da candidata de Votuporanga começará no dia 26 de março numa seletiva com a presença de uma equipe técnica de jurados na Secretaria da Educação. Neste dia, serão escolhidas três candidatas que serão apresentadas à comunidade num evento no dia 27 de março e que vão representar a cidade na final estadual em abril. A final Brasil será em São Paulo, no dia 9 de maio e a final mundial em Veneza, em junho.
“Durante esses dias, a cidade de Votuporanga irá se transformar na capital da beleza Ítalo Brasileira e será palco da seleção das representantes do Estado de São Paulo para a grande final nacional do Concurso Miss Itália Brasil 2009”, conta o coordenador Kadu Lopes. O Brasil, destaca-se como uma das maiores colônias italianas no mundo, hoje aproximadamente 30 milhões de descendentes italianos moram nos diversos estados brasileiros, de acordo com dados da organização do concurso.
O deputado Dado destaca que o Miss Itália Brasil destaca-se pela grande integração da colônia italiana no Brasil e pela colaboração na divulgação dos Municípios e Estados, devido a representatividade das participantes do evento. Participam da final mundial, 50 candidatas selecionadas de diferentes países. Durante 15 dias, elas ficam na Itália, por conta do concurso, participando de entrevistas, visitas oficiais, programas de televisão, ensaios, passeios e a preparação para a final. A final mundial Miss Itália Nel Mondo é transmitida via TV a Cabo para todo o mundo através da rede Rai Uno.
Em 2008, a grande vencedora Mundial que recebeu o Titulo de Miss Itália Nel Mondo foi a representante do Paraguai, Fiorella Migliore. O Brasil foi representado por Renata Marzolla, da Bahia.
Os requisitos são ter entre 16 e 25 anos, descendência italiana até a quinta geração, possuir aparência física condizente com a sua participação como candidata em concurso de beleza de alto nível, com uma altura mínima de 1,70m e possuir cultura e conhecimento condizentes com a condição de poderem representar o país em eventos realizados no exterior. As três finalistas nacionais receberão como premiação: contrato com a Agência Mega Model; viagem para Veneza, jóias, roupas para viagem, demais prêmios oferecidos pelos patrocinadores.
As interessadas devem se inscrever entre os dias 2 e 25 de março, na Secretaria da Educação, Cultura e Turismo (Rua Santa Catarina, 3747, Centro). Informações pelo (17) 34059750.