15 ABR 2009
Juliana quer Praça do Idoso em Votuporanga e capacitação para jovens
A presidente do Fundo Social conheceu a praça que já existe no espaço do Fussesp com 21 aparelhos para exercícios físicos

Votuporanga pode ganhar uma praça do idoso voltada à prática de exercícios físicos. O projeto foi apresentado pelo chefe de gabinete do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Murilo Giannini Bertolotti à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Castrequini Marão.
Na oportunidade, Juliana conheceu a praça que já existe no espaço do Fussesp, em São Paulo, com 21 aparelhos para a realização de exercícios físicos voltados ao fortalecimento da musculatura, equilíbrio e para facilitar deslocamento. Entre os aparelhos, estão Escada de Dedos, Estação Senta e Levanta, Placa Giratória, Estação Barras Paralelas, Escada e Rampo, entre outros.
A praça foi inspirada em projeto semelhante desenvolvido em Madrid, na Espanha e recebeu consultoria do médico Egídio Lima Dórea, do Hospital Universitário da USP. É a primeira praça feita para ser usada exclusivamente por pessoas na terceira idade, inaugurada no Estado de São Paulo.
Juliana Marão conta que pretende instalar os aparelhos dentro do espaço do Centro de Convivência do Idoso “Francisco Pignatari” que atende cerca de 280 idosos com diversas práticas recreativas. O chefe de gabinete orientou para o município enviar o ofício à Monica Serra, solicitando a instalação. “Vamos agora enviar as documentações necessárias e buscar parcerias para montarmos a praça aqui. O custo é baixo e traz grandes benefícios”, afirmou a primeira-dama.
Para a confecção de bancos e aparelhos de ginástica, o Fussesp doa eucalipto tratado do Instituto Florestal. A Prefeitura cuida das instalações.
Jovens
Um outro projeto apresentado pelo Fussesp e que pode vir para Votuporanga é o “Pedalando e Aprendendo” que consiste na capacitação de 24 jovens a partir de 16 anos e matriculados em escolas públicas para atividades de manutenção de bicicletas, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O curso foi criado pelo SENAI -Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - especificamente para o Pedalando e Aprendendo.
O projeto foi apresentado à presidente do Fundo Social, Juliana Marão, pela gestora do projeto, Zuleika Bastos Cordeiro. “Nós desenvolvemos atividade de prática esportiva e, ao mesmo tempo, os jovens têm orientações sobre concertos das bicicletas. É um projeto que tira esses adolescentes das ruas, oferecendo uma atividade que traz conhecimento”, explicou.
O curso terá duração de 100 horas e após a conclusão, os alunos estarão aptos a montar e fazer manutenção de bicicletas, além de aprenderem conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. Todos os alunos que concluírem o curso receberão certificado do Senai. O Fundo Social enviará o ofício solicitando a instalação.