09 FEV 2023
SAEV AMBIENTAL
Prefeito e superintendente da Saev Ambiental visitam obra de desassoreamento da Represa

Visita nesta quinta-feira (9/2) contou com a presença do superintendente adjunto da autarquia, Luciano Passoni, e do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Salvador Castrequini Neto

Por causa da chegada de novas máquinas, o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba, o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, o superintendente adjunto da autarquia, Luciano Passoni, e o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Salvador Castrequini Neto, visitaram na manhã de quinta-feira (9/2) a obra de desassoreamento da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”.

A partir de agora, além da escavadeira da Prefeitura de Votuporanga, a obra de desassoreamento conta com uma escavadeira dragline e um conjunto de embarcadas, ambos do Programa “Rios Vivos”, do Governo de São Paulo, que tem como gestor e executor o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) de Rio Preto. Votuporanga faz parte do programa estadual de revitalização e sustentabilidade hídrica, graças ao intermédio do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado Carlão Pignatari. O programa “Rios Vivos” prevê o desassoreamento de córregos que contribuem no abastecimento da Represa Municipal, encaminhando máquinas e operários, sem custo para a Prefeitura de Votuporanga e para a Saev Ambiental.

“Faço questão de acompanhar de perto essa obra tão importante para a nossa cidade que é aguardada há tantos anos e que, finalmente, conseguimos tirar do papel. Com o desassoreamento da Represa Municipal é possível aumentar a capacidade de armazenamento de água”, afirmou o prefeito de Votuporanga.

Desde a inauguração em 1970, a Represa Municipal sofre, ao longo dos anos, com o acúmulo de areia devido às ações humanas e fenômenos naturais. Assim, o processo de desassoreamento gera benefícios imediatos, tais como o aumento do espaço de armazenamento da água e a desobstrução de nascentes que estavam assoreadas. Há mais de cinco décadas, o volume original de armazenamento da represa de captação era de 906.781,20 m³ de água. Em 2021, de acordo com dados do estudo batimétrico, realizado pela Saev Ambiental, este volume de armazenamento caiu para 332.540,70 m³ de água.

“O objetivo principal da Saev Ambiental nesta obra de desassoreamento é de que a Represa Municipal volte, após a conclusão do desassoreamento, a operar com uma capacidade de armazenamento de pelo menos 816.000,00 m³ de água”, afirmou o superintendente da autarquia.

O superintendente adjunto da Saev Ambiental, Luciano Passoni, explicou ainda que o conjunto de embarcadas é responsável pelos serviços de remoção de sedimentos, só que desta vez o trabalho está focado exclusivamente no eixo da represa de captação, o que representa a limpeza da área central. Segundo ele, no ano passado, foram retirados 1.500 caminhões de sedimentos da Represa Municipal, o que equivale de 15 a 18 mil m³ de sedimentos. De janeiro deste ano até agora, aproximadamente sete mil m³ de sedimentos já foram retirados também do local.

Todos os processos envolvendo a obra de desassoreamento da Represa Municipal são feitos com equipamentos tecnológicos e profissionais qualificados, o que possibilita que o trabalho seja realizado de maneira segura e benéfica ao meio ambiente.