02 MAR 2023
Prefeitura celebra início de Programa de Residência Médica em Saúde da Família
Prefeitura celebra início de Programa de Residência Médica em Saúde da Família

Três novos médicos atuarão no programa "Medicina de Família e Comunidade" na Unidade Básica do bairro Vila América; atendimento será com foco na humanização e prevenção da saúde

Avançando com o programa de governo do município, o prefeito Jorge Seba anunciou na manhã desta quinta-feira (2/3), no Parque da Cultura, o início do Programa Municipal de Residência Médica em "Medicina de Família e Comunidade" com três novos médicos residentes. Os profissionais, da primeira turma que integra o programa de Atenção Primária à Saúde do município, atuarão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila América na estratégia da Saúde da Família com foco na humanização e prevenção da saúde.

Também estiveram presentes durante a apresentação  a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba; a secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento; Fabiana Arenas Stringari de Parma, ex-secretária da Saúde de Votuporanga; Daniel David, representando a Câmara de Vereadores; Carlos Roberto de Biazi, provedor da Santa Casa de Votuporanga; Ernesto Hoffman, coordenador da Residência Médica no programa municipal; e Douglas José Gianoti, diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga e Rádio e TV Unifev.

A Residência Médica seguirá os princípios da Rede de Atenção à Saúde organizados pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa de Votuporanga, oportunizando ensino de pós-graduação a médicos através de cursos de especialização, treinamento em serviço sob responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não e também orientação de profissionais médicos por meio de questões éticas e qualificação profissional.

O prefeito Jorge Seba destaca a importância do programa médico e parabeniza os envolvidos. "O nosso programa de governo sempre tem essa preocupação com a saúde e agora estamos iniciando uma questão muito importante que é o programa municipal de residência médica familiar e comunitária juntamente com grandes parceiros. Nosso objetivo é aperfeiçoar ainda mais um serviço em prol da população porque nossa responsabilidade social é sempre aumentar os parâmetros e nunca reduzir. Agradeço e parabenizo à doutora Fabiana Parma que plantou essa semente há alguns anos e hoje estamos colhendo o fruto e também a todos que estão conosco nessa conquista, além de desejar boas-vindas aos nossos residentes".

Ivonete Félix, secretária da Saúde, também comentou sobre a nova fase da saúde no município. "Esse momento aqui hoje é de transformação e qualificação na rede municipal de saúde pois, através de processos de trabalhos, esforços humanos e recursos tecnológicos, intelectuais e morais estamos colocando a Saúde da Família num patamar que merece estar e assim resolver de imediato os problemas dos pacientes de forma humana e preventiva".