06 MAR 2023
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Forte chuva causa estragos em ruas e avenidas de Votuporanga
Forte chuva causa estragos em ruas e avenidas de Votuporanga

Votuporanga foi atingida no último domingo (5/3) por uma forte chuva que causou estragos em ruas e avenidas da cidade. Desde o início da noite, equipes da Prefeitura e da Saev Ambiental, inclusive acompanhadas pelo prefeito Jorge Seba, começaram os trabalhos de limpeza, reparos e desobstrução das vias. Segundo dados da Defesa Civil, a chuva foi de cerca de 130 milímetros em pouco mais de uma hora.

Entre os locais mais afetados, está a Avenida Vale do Sol, que não suportou a grande quantidade de água. Além de danos no asfalto e quedas de árvores, um veículo que estava estacionado também foi prejudicado. Felizmente, a Defesa Civil não registrou ocorrências envolvendo vítimas. Os trabalhos de recuperação iniciaram ainda no domingo à noite e seguem por todo o dia desta segunda-feira (6/3).

Outros locais afetados também receberam atenção das equipes da Prefeitura e Saev Ambiental como o cruzamento das Ruas Sergipe com a Paraíba; um trecho da Avenida Prefeito Mário Pozzobon, o acesso à Vila Carvalho, sem contar a própria represa municipal que transbordou e teve os sistemas de captação e distribuição de água afetados pela chuva e pela falta de energia, inclusive com equipamentos queimados. Por conta disso, a Saev Ambiental alerta para a possibilidade de falta de água ou baixa pressão nas torneiras em praticamente todos os bairros, principalmente na área central e na região norte pelos próximos dois dias. O abastecimento de água nos distritos de Simonsen e Vila Carvalho permanece normalizado.

Uma reunião realizada no gabinete do prefeito Jorge Seba reuniu diversos secretários para calcular o tamanho do prejuízo. Segundo Seba, foram mapeados 12 pontos de afundamento de galerias. Cerca de 500 m² de asfalto foram danificados, o que resultará em 50 toneladas de massa para recomposição. “Estimamos que precisaremos de cerca de R$ 3 milhões para executarmos obras necessárias de reparos em galerias e recuperação da malha asfáltica. Iniciamos os trabalhos preparatórios para abertura de licitações para contratação destes serviços”.

Alguns locais atingidos já foram recuperados nesta segunda-feira como a Avenida Vale do Sol e o trecho da Rua Sergipe no cruzamento com a Paraíba. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, registrou também a queda de uma ponte em estrada rural próxima ao 6º Distrito Empresarial. O local já foi sinalizado e um desvio também foi indicado para quem trafega pela região.

Orientações preventivas da Defesa Civil

As fortes chuvas são comuns nesta época do ano, por isso, a Defesa Civil alerta sobre a manutenção de alguns cuidados como manter calhas sempre limpas; não acumular lixo nem entulhos nas ruas para não prejudicar o escoamento das águas; manter árvores podadas regularmente; não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos e ruas; e desligar e desconectar os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios.

Em casos de queda de árvores ou situações relacionadas a ocorrências desta natureza, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.