04 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura de Votuporanga alerta para descarte correto de embalagens de defensivos

Município possui um local específico para onde esse material deve ser encaminhado

A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, orienta produtores rurais sobre o descarte correto de embalagens de defensivos agrícolas. Além de ser uma atitude correta com o meio ambiente, o descarte de embalagens vazias de defensivos agrícolas é regulamentado por lei, que disciplina que os produtos agroquímicos, após sua utilização nas propriedades rurais, devem ser recolhidos em locais específicos, não podendo ser depositados em lixos e aterros sanitários.

Diante disso, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, no intuito de conscientizar os produtores, informa que o município possui um local específico para onde esse material deve ser encaminhado, administrado pelas próprias empresas que comercializam estes produtos. A unidade de recebimento, instalada no VI Distrito Industrial, fica na Rua Amancio Waideman, 479, sendo
mantida pela Associação do Comércio de Defensivos Agrícolas de Votuporanga e Região (Acodevo).

“Todos sabemos que as embalagens dos defensivos descartados de maneira incorreta, significam um risco muito grande à saúde da população e ao meio ambiente, em razão disso, existe toda uma regulamentação que deve ser rigorosamente obedecida”, esclarece Rodrigo Antônio Barros Vieira da Silva, secretário da pasta.

Como funciona
Após a compra e emissão da receita agronômica, o produtor rural adquire o defensivo agrícola, faz a aplicação na lavoura e depois de lavar muito bem os recipientes vazios, deve entrega-los no posto de coleta. A ACODEVO mantém convênio com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de agrotóxicos (INPEV), que faz o gerenciamento e a destinação correta. Devem ser levadas embalagens de defensivos em geral (fungicidas, herbicidas e inseticida), tais como bombonas, galões e ainda, papeis, papelões e plásticos.

Cerca de 27 toneladas anuais são recolhidas, recebendo um novo tratamento de assepsia e seguem compactadas para as empresas de reciclagem. O posto de recebimento funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h, sendo que os resíduos ficam estocados no barracão até serem recolhidos por uma empresa terceirizada, contratada pelo INPEV, que os encaminha até a central de recebimento, localizada em São José do Rio Preto.