Secretário comemora a excelente participação da delegação votuporanguense, que conquistou 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze na disputa das “Olimpíadas do Interior”
Votuporanga fechou sua participação na 74ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, com uma fantástica conquista: foi a 23ª colocada entre 211 municípios, dos quais somente 126 pontuaram. O fato reveste-se de maior importância ainda quando se analisa que o município foi o terceiro da macrorregião, ficando atrás somente de Araçatuba e Catanduva. Para o secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Mineiro, “a gente não pode esquecer que as cidades que ficaram a nossa frente têm equipes de vôlei feminino e basquete profissionais, inclusive com atletas da Seleção Brasileira”, diz.
Mineiro também salienta que “nós melhoramos ainda mais nossa marca pois, em 2009, Votuporanga ficou em 30° lugar, conquistando apenas 23 pontos, sendo que este ano atingimos 33 pontos, inclusive conquistando as inéditas medalhas de ouro individual num esporte olímpico, com o nadador Danyel Marchetti, da Nado Livre, que recebe o Bolsa Atleta da Prefeitura”, salienta. O secretário lembra que “tivemos somente 18 participações em 14 modalidades, sendo que Araçatuba e Catanduva competiram na Ginástica, Atletismo, Futebol e, principalmente, nas categorias de atletas com deficiência”, justifica.
O diretor de esportes André Oliveira, o Jalinho, também comemora a participação votuporanguense. “Este ano, o nível dos jogos esteve altíssimo, com atletas renomados, alguns até campeões do mundo, mas, mesmo assim, conquistamos 2 medalhas de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze, além de somar pontos em outras modalidades, com a quase totalidade dos atletas residentes em Votuporanga”, afirma. Fernandópolis somou apenas 11 pontos, ficando em 50° lugar, e Jales somou 4 pontos em 98° lugar.
As duas medalhas de ouro e duas de prata foram conquistadas por Danyel Marchetti, na natação; a outra de prata pelo vôlei feminino 21, e, a de bronze pela equipe de ciclismo, formada por Marcos Albiéri Maior, Mateus Cavazana e Liniker Padoan Vilches. “No vôlei feminino, por exemplo, o time treinado pelo Márcio Fukuyama mostrou todo o seu potencial, ao disputar a medalha de ouro com Franca, uma equipe formada somente por jogadoras da seleção brasileira”, comemora Jalinho.
A participação votuporanguense
A delegação votuporanguense nos Jogos Abertos foi composta por 88 atletas e integrantes de comissão técnica, mais 15 pessoas na equipe de apoio, entre motoristas, auxiliares gerais e cozinheiras. No sub 21, a cidade terminou em 5/ lugar no tênis feminino e em 7°, no tênis de mesa feminino. Na categoria livre, Votuporanga foi 4° no biribol, 5° no ciclismo geral, 6° nas Damas, 6° na natação geral, 5° no vôlei de praia feminino e 7° no xadrez masculino. Na classificação geral, Votuporanga superou municípios bem maiores como Bauru, Presidente Prudente, São Carlos, Guarujá e São Vicente.