O evento recebeu a supervisora da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; estiveram presentes diversos representantes da área infantil da cidade
O Programa de Desenvolvimento Infantil que está sendo executado em Votuporanga por meio da parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e a Prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira (11/11) um encontro de reflexão entre a supervisora da fundação, Christiane Lima Nascimento, e os profissionais envolvidos no projeto. Entre eles estiveram presentes dentistas, psicólogos, pediatras, assistentes sociais e enfermeiros da rede pública, além de professores da Unifev.
Durante o encontro, a supervisora explicou a importância da relação entre pais e filhos desde o nascimento do bebê até sua vida adulta. Segundo ela, os pais precisam adquirir conhecimento sobre como agir com os filhos, principalmente nos primeiros meses de vida. “O contato com a criança é um ponto fundamental para que ela perceba que está sendo amada, isso faz com que o bebê cresça saudável”, acrescentou Christiane.
Os participantes foram separados em grupos para facilitar a troca de ideias sobre o que pode ser feito para melhorar a relação familiar, depois de levantarem pontos importantes, expuseram algumas ações de como os órgãos de saúde, educação e assistência social poderão ajudar. De acordo com a supervisora, os pais precisam de um apoio para lidarem com situações do dia a dia e impor limites aos filhos. “Todas as crianças precisam brincar, andar, explorar o mundo. Os pais devem zelar pelos filhos, mas sempre impondo limites”, disse ela.
Para a psicóloga da Secretaria de Saúde, Rosely Eleutério, a função da mãe é muito importante, principalmente o contato com o filho. “Cantar para o bebê, conversar, massagear e mesmo olhar nos olhos, essa é a troca de afetividade que deve existir entre eles”, ressaltou.
Após a troca de ideias, alguns pontos foram levantados pela supervisora para que seja levado pelos participantes aos projetos ligados ao desenvolvimento infantil. “Respeitar a criança sempre; evite mentir para a criança por menor que ela seja, mesmo que de brincadeira; os filhos imitam os pais, observe suas ações dentro de casa; os bebês precisam ter seu espaço, principalmente na hora de dormir (colocar sempre no berço); o casal deve viver em harmonia, a criança percebe o que se passa em casa”, concluiu Christiane.
Programa
O Programa de Desenvolvimento Infantil está sendo aplicado em Votuporanga e em outras cinco cidades do Estado de São Paulo que foram selecionadas. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal investe recursos na cidade para transmitir conhecimentos a profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e o atendimento a crianças que se encontram na fase da primeira infância. As propostas de intervenção abrangem o pré-natal, parto, puerpério e criança de 0 a 3 anos. Estudiosos afirmam que os cuidados nesta fase exercem impactos significativos na vida adulta.