Bebês de 6 meses a 2 anos, portadores de doenças crônicas e gestantes ainda podem ser vacinados; 3ª etapa inicia na segunda para adultos de 20 a 39 anos
A segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), conhecido como vírus da Gripe Suína, que terminaria nesta quinta-feira, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde para até o dia 23 de abril. Durante este prazo, que segue da próxima segunda-feira (05/04) até o dia 23, a terceira etapa também será realizada em todas as unidades de saúde de Votuporanga, pela Secretaria Municipal de Saúde.
Até a manhã desta quinta-feira mais de 2.100 pessoas já haviam sido vacinadas dentro da segunda etapa da campanha em Votuporanga, sem contar os 1.500 profissionais de saúde imunizados na fase inicial do trabalho de vacinação. Entre estas pessoas estão 281 gestantes, 1.192 portadoras de doenças crônicas e 644 crianças de seis meses a um ano e 11 meses.
Para a terceira etapa que será iniciada na segunda-feira serão imunizados adultos saudáveis de 20 a 39 anos, além de ainda estarem disponíveis as doses de vacinas para os grupos pertencentes não só à segunda etapa como também à primeira.
Portanto, profissionais de saúde, crianças de seis meses a um ano e 11 meses, portadores de doenças crônicas e gestantes em qualquer idade gestacional que ainda não foram imunizados devem procurar as unidades de saúde referência em cada bairro até dia 23 de abril para tomar a vacina, munidos de RG e carteira de vacinação.
4ª etapa
Na quarta etapa serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais e que possuem qualquer tipo de doença crônica no período entre 24 de abril e 7 de maio. Nesta mesma data será realizada também a vacinação contra a gripe comum, conhecida como Campanha do Idoso. Portanto, os idosos receberão a vacina aplicada todos os anos contra gripe comum e, aqueles que desenvolvem qualquer tipo de doença crônica, receberão outra dose referente à nova gripe.
Todas as unidades de saúde estão com o cronograma detalhado das vacinações. Mais informações também podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, pelo telefone (17) 3405.9787.