Votuporanga se propôs a realizar a Conferência, no sentido de favorecer espaço de construção e fortalecimento de políticas públicas
O prefeito Junior Marão, por intermédio das secretarias municipais da Cidade e da Assistência Social, está convocando para o próximo dia 22, a I Conferência Municipal e Intermunicipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária do Noroeste Paulista. O encontro será no Centro Social Urbano e atende ao decreto presidencial de outubro de 2009, que convoca a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de março, na capital federal. O tema será “Por uma Ação Integral e Contínua”.
Reunindo representantes da sociedade civil e do poder público, a conferência tem como objetivo definir diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), visando políticas de Estado para a área. De acordo com o secretário da Cidade, Marcos Vinicius Sanches, “o que o governo pretende com o fortalecimento do Sindec, é garantir um melhor atendimento aos desastres, que, como estamos assistindo, hoje acontecem com maior freqüência, tornando-se necessário que os órgãos da Defesa Civil constituam um sistema forte para dar respostas imediatas a essas tragédias”.
Por seu turno, o secretário da Assistência Social, Egmar Marão Alfagali, lembrou que “quando se fala em Defesa Civil, não se deve esquecer da fundamental importância da assistência social. É necessário um amplo planejamento, que vai desde a prevenção até o fortalecimento do sistema através de políticas públicas”.
Marão assegura que a prevenção e assistência humanitária e o fortalecimento da participação social no Sindec são os princípios das políticas de Estado propostos para as conferências.
Programação
I Conferência Municipal e Intermunicipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária – CMIDC / Noroeste SP
LOCAL: Centro Social de Votuporanga
Rua Tibagi, nº 3071 – Cidade Nova – Votuporanga/SP
8h30min - Credenciamento / Café da manhã
9h - Mesa de Abertura
9h20min – Aprovação do Regimento Interno
9h40min - Palestra Magna
10h10min - Mesa Redonda
12h – “Brunch” / intervalo
12h40min - Grupos de Trabalho
13h40min - Plenária Final
14h30min - Eleição dos Delegados para a I Conferência Estadual de Defesa Civil
15h - Encerramento