Dia da Consciência Negra será marcado com confraternização e palestra sobre Cultura Afro
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Mestre Lousado reunirá seus alunos, que frequentam as escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer no ginásio do DAFIC, para demonstrações de capoeira. “Além disso, vamos falar um pouco da cultura negra, principalmente evidenciando a valiosa contribuição dada na formação da identidade do povo brasileiro”, adianta Lousado.
Ele explica que apresentará grandes vultos da história do Brasil, “como Zumbi dos Palmares, inclusive explicando o por quê da homenagem deste dia 20, além de abordar também a origem dos instrumentos musicais e trajetória dos negros e de suas contribuições para formação da cultura afro-brasileira”. Lousado explica que a intenção, além de divulgar o trabalho realizado nas escolinhas da SEL, é mostrar a capoeira como esporte que une saúde, dança, música e movimento, “ou seja, um dos esportes mais completos que existem”, finaliza.
“Aulão de Capoeira”
Mestre Lousado também anunciou a volta do “Aulão de Capoeira”, um grande evento aberto que, quando realizado em 2007, reuniu centenas de praticantes e admiradores na praça Fernando Costa. “Vamos reavivar o Aulão neste sábado, a partir das 9 horas, desta feita na praça dos Expedicionários, próximo ao altar cívico”, informa.
A expectativa da Secretaria de Esportes e Lazer é a de reunir mais de 300 pessoas no grande encontro de capoeiristas, de várias cidades da região. “O trabalho de base na capoeira que a secretaria tem feito, com apoio do prefeito Junior Marão, tem dado certo e os resultados já apareceram nas inúmeras competições, inclusive nos Jogos Regionais”, conclui Mestre Lousado.