Uniformizados e com identificação, os catadores irão recolher latinhas, copos, garrafas, papelão, entre outros
Num gesto de compromisso com o meio ambiente, o Carnavotu doará todo o material reciclável da micareta para a Coopervinte, cooperativa de catadores de recicláveis de Votuporanga. A parceria foi fechada nesta semana pelos organizadores do evento com o Secretário de Assistência Social, Egmar Marão Alfagali.
É o segundo ano que o trabalho é desenvolvido. Em 2008, a cooperativa arrecadou 1 tonelada de lata e 600 quilos de garrafas PET, além de copos plásticos e papelão.
A Coopervinte terá acesso exclusivo à avenida do Carnavotu e também ao QG, no Rancho do Patrão, durante os dias da festa, de 30 a 1 de novembro. O secretário de Assistência Social, Egmar Marão, conta que o montante é devidamente separado e prensado para venda a empresas especializadas. “O lucro é direcionado aos catadores contribuindo com a geração de renda para mais de 20 famílias carentes da cidade. Além de ser uma festa que movimenta a economia de toda a cidade, faz também este importante gesto social”.
A Coopervinte começou a funcionar em fevereiro de 2008 com apoio da Secretaria de Assistência Social e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com objetivo de organizar catadores que já trabalhavam na cidade individualmente. Além de atuar em grandes eventos locais coletando o material, eles passam por toda a cidade buscando doações da comunidade. O projeto atende pelo (17) 3423-5872.